assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 92001-2148
Atendimento das 08h às 12h / 14h às 17h (Brasília)

Secretaria Estadual de Saúde capacita profissionais da atenção básica de Selvíria

Foi destacada a importância da notificação de casos e do acompanhamento adequado dos pacientes

Sec. Mun. de Saúde
05/08/2025, 11:27:00

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde estiveram em Selvíria nesta segunda-feira, 4 de agosto, capacitando profissionais da atenção básica. A capacitação reuniu médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, reforçando a importância do trabalho integrado no combate a várias doenças.

O objetivo foi atualizar os profissionais sobre os protocolos de vigilância, sintomas, formas de transmissão e medidas preventivas relacionadas a brucelose, toxoplasmose, teníase/cisticercose e doenças diarreicas, doenças que ainda representam desafios para a saúde pública, especialmente em regiões rurais.

Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Jacqueline Romero - Gerente Técnica das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, Gabriela Conzolino - Gerente do Vigiágua e Viviane Wruck – Bióloga) destacaram a importância da notificação de casos e do acompanhamento adequado dos pacientes, além de reforçar o papel dos agentes comunitários e de endemias na identificação de possíveis casos e na orientação da população.

Agentes de saúde foram orientados sobre como abordar famílias em áreas rurais, onde a brucelose pode ser mais prevalente devido ao contato com animais.

Já os médicos e enfermeiros receberam atualizações sobre os fluxos de diagnóstico e tratamento, incluindo a realização de exames e a adesão ao esquema terapêutico.

Para a Secretaria Estadual de Saúde, a capacitação reforça a estratégia de fortalecimento da Atenção Básica no Estado, garantindo que os profissionais estejam preparados para atuar na linha de frente, prevenindo e controlando essas doenças. "Essas ações são fundamentais para reduzir a transmissão e garantir um atendimento mais eficaz à população", destacou uma das técnicas responsáveis pela capacitação.

Por: ASSECOM