Após denúncia, terreno passa por limpeza e agentes encontram vários escorpiões
A maioria dos escorpiões recolhidos é da espécie amarela, comum na cidade e cujo veneno pode matar.
Após denúncia de moradores sobre o surgimento de escorpiões na Rua Projetada B, agentes de vetores estiveram no local para limpeza.
Durante a limpeza, feita pela Coordenação de Controle de Vetores e Secretaria de Obras, muito entulho, lixo e material orgânico foram retirados do local. Também foram capturados muitos escorpiões.
A Coordenação de Controle de Vetores explica que o local, do jeito que estava, era propício para a proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos. "Essa ação mostra como a participação da comunidade é fundamental no combate a zoonoses. O alerta do morador nos permitiu agir rapidamente, prevenindo acidentes", destacou o coordenador da equipe.
A maioria dos escorpiões recolhidos é da espécie amarela, comum na cidade e cujo veneno pode matar.
Escorpiões
Os escorpiões, geralmente, são localizados em locais com acúmulo de madeiras, entulhos, tijolos e folhagens que eles se alojam. “E isso muitas vezes, está no quintal, na frente de uma casa. Por isso, é importante limpar para evitar a proliferação de escorpiões”, informou a Coordenação de Controle de Vetores.
Também é importante sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los para evitar acidentes.
Perigo
O escorpião amarelo é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
Por causa da adaptação a qualquer ambiente, uma vez transportado de um local a outro, instala-se e prolifera com muita rapidez.
Em caso de picada por escorpião, procurar imediatamente orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento do acidente.
Por: ASSECOM