assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 14h (Brasília)

Dengue: Com volta das chuvas, população deve colaborar para evitar avanço da doença em Selvíria

No próximo dia 22, a Prefeitura fará um dia “D” de combate a dengue e outras doenças, visando a eliminação de possíveis criadouros.

Sec. Mun. de Saúde
29/10/2024, 13:38:00

 

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de Controle de Vetores, pede a colaboração da população para evitar o avanço da dengue e de outras doenças, como a Febre Chikungunya, todas provocadas pelo mosquito aedes aegypti. É nessa época do ano, mais chuvosa, que o perigo aumenta.

No próximo dia 22, a Prefeitura fará um dia “D” de combate a dengue e outras doenças, visando a eliminação de possíveis criadouros.

 

Ações preventivas

É importante manter ações preventivas durante essa época do ano, onde o ciclo de reprodução do mosquito é acelerado devido ao aumento das temperaturas e chuvas.

As chuvas criam condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes, aumentando o risco de surtos de dengue e outras doenças, como zika e Chikungunya. Por isso, eliminar os criadouros deve ser uma tarefa contínua.

 

O que fazer para combater a dengue

– É importante que todos adotem cuidados básicos, erradicando locais de acúmulo de água parada.

– A melhor maneira de evitar essas doenças é eliminando os criadouros do aedes aegypti, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.

– Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.

– Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.

– Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.

Por: ASSECOM