Selvíria: ação de preservação ambiental recebe ‘Moção de Congratulação’

20 de Abril de 2021

Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, juntamente com o secretário de Administração José Brito da Silva, recebeu no gabinete do Executivo, o coordenador ambiental e idealizador do projeto ‘Adote uma Nascente’ Valticinez Barboza Santiago. O projeto recebe total apoio da Administração Municipal, e desenvolve ações de recuperação de nascentes no município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.

Na ocasião, foi apresentada pelo coordenador Valticinez ao prefeito e secretário, a Moção de Congratulação, que recebeu em homenagem a Semana Estadual da Água – comemorada de 16 a 22 de março no Estado de MS. O Documento foi enviado pelo deputado estadual e coordenador -presidente da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos/ALEMS Renato Câmara.

Em um trecho citado no documento diz: “... Pela contribuição no desenvolvimento de trabalhos e ações em prol da preservação dos Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul”, em homenagem as ações desenvolvidas no município por meio do Projeto ‘Adote uma Nascente’.

“É uma honra termos ações e projetos em andamento no município como este. O Adote uma Nascente veio para somar com as ações ambientais desenvolvidas pela pasta de Meio Ambiente e Turismo, e faz sem dúvidas uma grande diferença para a preservação ambiental, não só local, como também com uma contribuição de alcance e importância regional e estadual”, ressaltou o prefeito José Fernando.

Projeto destaque – O projeto já foi apresentado em um grande evento, em Manaus-AM, levando o nome do município a nível nacional e visa a recuperação de nascentes situadas principalmente nos assentamentos de Selvíria. Também recebeu R$ 180 mil do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados (Funles), gerido pela Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, para aquisição de veículo. Também foi destaque no “Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública – Edição 2019”, em São Paulo, que visa reconhecer e premiar os municípios brasileiros, bem como chefes do Poder Executivo, que desenvolveram boas práticas de gestão baseadas nos princípios da transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

Resultados – Desde o seu lançamento, em dezembro de 2019, o projeto já recuperou mais de 15 nascentes em assentamentos e em propriedades rurais em Selvíria, e tem a meta de recuperar grande parte delas em curto prazo de tempo. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, a perspectiva é de até meados de 2021, recuperar mais de 80% das cerca de 150 nascentes cadastradas.