assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579-1242

100 DIAS DE GOVERNO DE JOSÉ FERNANDO BARBOSA EM SELVÍRIA: DESAFIOS E MELHORIAS PROGRESSIVAS

20 de Abril de 2017
13:45

No último dia 10 de abril se completaram exatos 100 dias de governo do atual prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, e do vice Lourivaldo Alves Cavalcante, empossados no dia 1º de janeiro deste ano, com 54,37% dos votos, na coligação: A força do bem – um novo caminho uma nova esperança. 
Em seu primeiro mandato, o prefeito revela estar sendo um desafio os primeiros meses de administração devido às dificuldades encontradas, porém, diz ser apenas o começo de quatro anos de muito trabalho, dedicação e conquistas em prol ao município. 
Segundo o prefeito, até o momento as principais ações feitas, foram para a realização de um diagnostico geral de cada secretaria e ações para questões emergenciais, além de parceria com a Câmara de Vereadores para o auxilio na solução de questões inerentes ao município. 
 Mesmo assumindo uma prefeitura com inúmeros problemas, ligados principalmente à questões financeiras, o prefeito José Fernando tem demonstrado força de vontade e interesse pelos compromissos e necessidades da população selvirense. Tem participado de ações realizadas pelas secretarias, feito viagens em busca de informação e recursos para a cidade, além de na medida do possível realizar atendimento à população e funcionários. 
“Temos tido um trabalho bastante intensivo nesses últimos 100 dias. Ainda é um período curto para uma definição e resolução de muitas situações que encontramos. Mas reconhecemos que quem assume uma prefeitura da forma a qual encontramos, deve ao menos honrar e tentar arcar com todas as dificuldades encontradas. Estaremos trabalhando sempre para isso; sanar e solucionar problemas, buscando melhorias significativas para o município, nossas metas são muitas.” 
Em coletiva de imprensa no fim do mês passado, o prefeito ressaltou que o município é apenas mais um que passa por dificuldades, mas ressalta que são momentâneas. “Não é apenas Selvíria que está com problemas financeiros, muitas outras cidades do Estado também estão com dificuldades relacionadas, sem contar com a crise instalada no país. E como agravante encontramos uma prefeitura cheia de dívidas milionárias, e mesmo assim boa parte já está sendo quitada, e outras em fase de negociação”.
Mesmo enfrentando dificuldades, o prefeito e equipe do administrativo, conseguiram através do remanejo das finanças e corte de despesas excessivas, por em dia muitos compromissos, principalmente com os servidores públicos municipais e várias situações pendentes. 
 Em janeiro o Executivo concedeu aos servidores públicos municipais a correção na defasagem salarial de 6,47%, após aprovação por unanimidade na Câmara de Vereadores. Tal reajuste foi decretado pelo governo federal em dezembro de 2016, no Diário Oficial da União, em paralelo ao aumento do salário mínimo do cidadão brasileiro, de mesma porcentagem. Além do reajuste, pagamentos em atraso de vários funcionários, temporários e rescisões foram acertados. 
No mesmo período os professores e diretores que estavam com pagamentos em atraso também puderam receber através do repasse do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Os profissionais de educação municipais, também receberam o reajuste salarial, e posteriormente em reunião com o SINTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), foi mencionada a possibilidade de outro reajuste após o segundo semestre deste ano, de 1,17%, para acompanhar o exigido para categoria. O prefeito fez questão de convocar todos para uma explanação da situação e o uso do repasse do fundo para cobrir os vencimentos em atraso. Na ocasião o prefeito e o vice, Lourivaldo Cavalcante, ressaltaram todo o comprometimento da atual administração com a Educação e de mais setores, bem como com Selvíria. 
Sobre as secretarias, o prefeito informa que os responsáveis pelas pastas do Executivo tem feito o possível para um bom desenvolvimento de trabalhos para o município, embora alguns tenham encontrado mais dificuldades do que outros. “Observamos que alguns secretários estão tendo algumas dificuldades, mas sabemos que é natural, principalmente em começo de mandato. Iremos reorganizar e fazer planejamentos para um melhor aproveitamento no desempenho desses gestores em suas pastas.”

Saúde

A saúde era uma das questões que mais preocupavam os munícipes, entretanto, a Prefeitura de Selvíria e a Secretaria de Saúde já realizou diversas ações, fazendo o município dar um importante passo neste quesito.
Logo nos primeiros dias de gestão, a pasta da Saúde, realizou o Arrastão do Combate à Dengue, ação que contemplou toda a cidade, e departamentos da prefeitura, através de fiscalização, orientação e combate a focos do mosquito: Aedes Aegypti. De janeiro até o momento, apenas um único caso de dengue foi registrado no município. 
Outro importante passo está sendo quitar contas em atraso com hospital de Ilha Solteira. Débitos existentes e de alto valor, referentes aos anos de 2013 (já em processo judicial), de 2015 e 2016, já estão sendo negociados e acertados com a unidade. 
Nos primeiros três meses deste ano, foram realizadas mais de 3.000 mil consultas, 140 exames preventivos, 75 mamografias, e em média 700 ocorrências atendidas por ambulâncias do município. Campanhas de vacinação e de prevenção contra doenças também foram ações realizadas nesse período pela pasta, tem sido constantes. 
O CEM (Centro de Especialidades Médicas) conta agora, com médico para atendimentos clínicos emergenciais. No bairro Véstia, consultas podem ser agendadas e realizadas no período do dia, no ESF (Estratégia Saúde da Família).
A Saúde Municipal também tem promovido atendimento nos três assentamentos do município, através de equipe médica composta por: dentista, médico, enfermeira, e auxiliar.
O prefeito tem ressaltado todo o seu compromisso com o setor, e reconhece que embora tenha se esforçado juntamente com equipe da atual administração e secretaria para sanar muitos tipos de situações encontradas, ainda será feito muito mais pela Saúde de Selvíria.

Obras

A Secretaria de Obras tem desempenhado trabalhos importantes para o município, juntamente com o apoio do prefeito e outras pastas. Bons resultados foram demonstrados nos 100 primeiros dias.
Por meio da Secretaria de Obras e Prefeitura Municipal, vários projetos e metas estão sendo pautados, entre novas construções públicas e melhorias de estruturas já existentes. Uma delas ainda para este mandato 2017/2020, segundo o prefeito, é o termino da construção da creche, localizada no alto da avenida João Selvírio de Souza.
O prefeito tem mantido um cuidado especial com as estradas e trechos mais utilizados sentido às áreas rurais do município, visando boa e segura acessibilidade. Os trabalhos têm sido intensivos e priorizados devido ao período chuvoso, onde as estradas tendem a se degradar ainda mais, podendo ocasionar até mesmo acidentes, ou impossibilitar totalmente a passagem em alguns trechos. 
Obras de recuperação de estradas rurais através de patrolamento e cascalhamento, e de melhorias em trecho de rodovia (MS 444 - cerca de 52km), foram alguns dos trabalhos também realizados pela pasta de Obras. Em tais vias, grande fluxo de veículos – entre eles ônibus escolares – passam constantemente, dos assentamentos (Alecrim, São Joaquim, e Canoas), das fazendas e da cidade. 
 A ponte situada dentro da propriedade rural Matão, na BR 158, também passou por procedimentos de restauração, sendo praticamente reconstruída, a ponte já se encontrava há tempos em situação de risco. 
 Segundo o prefeito José Fernando, vários trabalhos ligados á esse setor estão previstos para acontecerem em benefício à Selvíria. Roçadas e limpezas também foram, e estão sendo constantemente feitas, uma cidade bem cuidada e mais limpa já pode ser observada.
Atualmente, Selvíria também está sendo contemplada por duas importantes obras na área de distribuição de água, uma está sendo feita em toda a cidade, pela SANESUL (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul), e consiste na ampliação e melhorias no sistema de distribuição de água. A outra obra será a breve implantação de mais de 50 quilômetros de rede de água no assentamento Canoas, através do INCRA e apoio politico da deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS).
O prefeito tem acompanhado os locais de obras no município, e tem demonstrado satisfação e entusiasmo de buscar por mais pela cidade.

Educação

Uma das primeiras ações da pasta, após ser feita a avaliação da necessidade da contratação de especialistas na área da educação, foi realizado um processo seletivo para vagas temporárias, ao qual cerca de 70 profissionais foram classificados para atuarem nas escolas municipais, e já estão em atividade.
Em janeiro, foram reajustados 6,47% para os professores da rede municipal, como já citado, restando 1,17%, para atingir o salario da categoria de acordo com o que vem sendo buscado neste ano pelo SINTED, com previsão para ser aplicado no segundo semestre deste ano.
A empresa Eldorado Brasil tem sido parceira do município já há alguns anos, e tem demonstrado através de seus projetos sociais, interesse no desenvolvimento do município e melhor qualidade de vida da população local. A empresa já atende o município com alguns projetos voltados principalmente para as famílias do campo, inclusive, atualmente a empresa está para iniciar a reforma e ampliação da escola do assentamento São Joaquim, além de realizar a doação de um ônibus escolar para a área rural, ambos para o mais breve. A escola também já havia sido contemplada anteriormente pela empresa, com a construção de um novo prédio, passando agora por essa fase para adequação devido a demanda de maior espaço físico.
A Escola Escola Estadual Nelson Duarte, situada no município, também passou por reforma neste inicio de ano, através da empresa de celulose Fibria, outra parceira do município, que por meio de seus inúmeros projetos sociais, vem somando rumo ao progresso do município. A empresa possui projetos ativos no município, e em recentes reuniões com o prefeito tem apresentando muitas propostas, programas e novos projetos voltados para Selvíria e região. Além de sua ativa participação com projetos na área pedagógica, nas unidades escolares da cidade.
O transporte escolar está funcionando e atendendo normalmente todas as escolas situadas no município, e todas as unidades escolares com todos os períodos funcionando plenamente.

Cultura

Neste período, solicitações por parte da pasta já foram feitas na capital, para autoridades políticas, solicitando equipamentos e melhorias referentes ao setor, para o município. Solicitações para eventos, e principalmente, envolvendo o mês de aniversário da cidade, já foram solicitados nesse período.
O departamento cultural atende o projeto Arte em Ação (projeto de artes para as crianças da comunidade), a equipe de teatro Loucos por Teatro, a banda Marcial de Selvíria Santa Maria. 
 Sobre a biblioteca municipal Olavo Bilac, já está sendo visto um local mais adequado e com maior espaço para os livros, para também melhor receber a população, é uma das promessas para inda este ano.
O prefeito diz que pretende elaborar grandes projetos com a pasta, e que auxiliará muito no desenvolvimento da cidade. “Selvíria é um lugar com natureza abundante, beira-rio, ainda com matas densas, e possuímos uma grande extensão territorial. Temos e podemos explorar de maneira muito positiva, para o beneficio de nossa cidade. Já temos muitas ideias em vista. Temos muito trabalho pela frente.”

Agricultura

A Secretaria de Agricultura, logo nos primeiros dias de administração foi contemplada com equipamentos viabilizados pela AGRAER, instituição que tem realizado grandes parcerias e conquistas conjuntas ao município.
 Nesses 100 dias de gestão, a através da pasta de Agricultura e da parceria com a AGRAER, o município (produtores rurais, produtores dos assentamentos), receberam tanques resfriadores para atender a demanda de produção de leite, e ordenhadeiras mecâncias, facilitando e proporcionando a produção nesse setor. A instituição, também tem oferecido e realizado apoio técnico as famílias agrícolas do município, incluindo visitas e organizando palestras, as quais o prefeito tem participado da maioria.
Reuniões da secretaria juntamente com o prefeito, famílias agrícolas, e representantes de instituições tem sido constantes, sempre ressaltando e discutidindo estratégias de planos de ação envolvendo as cadeias produtivas do município dentre elas: agrícolas, pecuárias, laticínios, pisciculturas, frutíferas, hortaliças e apicultura; visando geração de renda para as famílias do campo e auxiliando no desenvolvimento da cidade nesses setores.
Na capital, foram vistos com autoridades e instituições, assuntos inerentes à documentações para os assentados do município poderem participar de licitações, e poderem trabalhar com suas terras, e vender o que produzirem contribuindo assim para a melhora na renda familiar, também ajudando a fortalecer o comércio local. 
Na capital, também foram solicitados nesse período: equipamentos, implementos agrícolas, insumos, veículos e também cursos de capacitação específicos para o meio rural.

Transportes

O setor de Transportes foi um dos que tiveram também destaque em questão de dificuldades relacionadas à quantidades de problemas encontrados no início da gestão. Muitos veículos da frota com diversos problemas e falta de manutenção.
Nos últimos 100 dias, inúmeros trabalhos de restauração e manutenção de veículos foram realizados. Um alto valor foi gasto com restaurações, peças, pneus e documentações em atraso, incluindo de veículos da Saúde, Educação e ônibus escolares. 
As prioridades neste período foram para os veículos das unidades escolares, da saúde, dos setores públicos, e do transporte público.
Linhas sentido bairro Véstia, centro da cidade foram elaboradas, bem como linha (quinzenal) dos assentamentos (Alecrim, São Joaquim e Canoas), para a cidade.

Assistência Social

Algumas das principais ações da pasta nesses primeiros 100 dias foram: a realização de duas reuniões de rede com profissionais técnicos da Assistência Social e Conselho Tutelar; a participação de conselheiros tutelar e conselho de direito em Seminário em Três Lagoas; capacitação aos facilitadores dos projetos Ser Mais I e II, participações de técnicas e da gestora de três Encontros em Campo Grande; encontro de conselheiros municipais (CMDCA, CMAS, FMIS, CMID, CMHB); e organização e participação de eventos para projetos sociais e campanhas realizadas no município nesse período.
A pasta também realizou parceria com Sindicato dos Assentados, AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), na realização do curso de Corte e Costura e Modelagem, para assentadas do município. 
 O Estudo da Minuta e implantação para o Projeto da Lei SUAS (Sistema Único da Assistência Social) em grupo para realização da organização da estrutura do Organograma da Secretaria Municipal de Assistência Municipal, tem sido uma constante da pasta.
Algumas das ações realizadas pela pasta por meio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) nesse período foram: quatro reuniões do Projeto Gestante, e os atendimentos realizados no setor, foram um total de 780 e visitas domiciliares 127. Os Auxílios Alimentação e Funeral, também são por meio do CRAS.
Através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), foram feitos 71 atendimentos individuais de Técnicos, 35 visitas domiciliares, e 52 atendimentos de famílias acompanhadas pelo Setor.
Conselhos Municipais ligados a secretaria são: Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA): Conselho Municipal do Idoso (CMID) Conselho Municipal de habitação (CMH), Comissão Municipal de Fundos de Investimento Social (CMFIS). Um total de 9 reuniões foram realizadas entre os conselhos nesse período, dos primeiros 100 dias de gestão.
Os projetos Ser Mais I (Selvíria) e II (Bairro Véstia) atendem através da pasta, cerca de 230 crianças e adolescentes participantes e assistidas.

Indústria e Comércio

Logo no início da nova gestão, foi promovida uma reunião da pasta com sua equipe para serem pautadas as principais necessidades do município referentes ao setor. No encontro os temas em destaque foram: busca por novas parcerias, necessidades de qualificações profissionais, migração e consumo desordenado fora do município, índice atual de empregabilidade no comércio local, fortalecimento socioeconômico e outras prioridades.
No ponto de vista do prefeito na coletiva de imprensa, já citada, diz que boas notícias estarão em breve se consolidando, bem como o que diz respeito à empregabilidade e desenvolvimento no município. “Queremos divulgar também boas novas, e num futuro muito próximo Selvíria estará em destaque, como referencia da implantação de grandes empresas e de desenvolvimento”. 
E sobre o setor industrial, o prefeito também citou empresas previstas para breve instalação no município, sendo elas: Kelco (empresa especializada em artigos para gatos e cachorros), Tilabrás (maior frigorífico de peixe do Brasil e também destaque mundial em exportações), e implantação de usina termoelétrica, somando-se algumas centenas de empregos diretos e indiretos.
Reuniões da pasta com representantes de instituições e de empresas, juntamente com a presença do prefeito – que tem se esforçado para comparecer em reuniões de todos os setores – tem acontecido constantemente. Empreendedorismo, novas parcerias e crescimento do setor industrial da cidade têm sido temas principais dos encontros.

Esportes

Solicitações e ações por meio da pasta têm sido constantemente feitas em prol ao Esporte para o município de Selvíria. Na capital, Campo Grande, nesses primeiros 100 dias de gestão, equipamentos já foram até mesmos adquiridos para a cidade.
Alguns materiais esportivos foram conseguidos para equipes esportivas de Selvíria, por meio do FUNDESPORTE (Fundação de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul). Entre as solicitações feitas na capital, um veículo para atender o setor e suas demandas também foi pedido, além de cursos de arbitragens e palestras com ex-jogadores profissionais.
No município, dois (2) campeonatos já foram realizados, nesse período. A equipe do time de Selvíria, também pôde participar de um campeonato interestadual. 
Pela primeira vez na história do esporte na cidade, um time do município (sub-17), participará de um campeonato estadual, ainda este ano.
O Esporte do município tem realizado treinos de vôlei e futsal, nas categorias: feminino e masculino, infantil e adulto.
O prefeito José Fernando, tem comparecido nos eventos promovidos pela pasta, e sempre enfatiza a importância e seu apoio ao Esporte em Selvíria.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Matéria não encontrada!