Em coletiva de imprensa prefeito José Fernando Barbosa fala das dificuldades encontradas pela gestão e destaca prioridades

30 de Março de 2017

Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa, esteve em uma coletiva de imprensa, realizada em seu gabinete; onde relatou os problemas que vem enfrentando por encontrar uma administração afundada em dívidas, assim como o mesmo diz.
Desde que o prefeito José Fernando assumiu a gestão da prefeitura, muitos problemas tem se confrontado com sua disposição. Na coletiva, o prefeito destacou que tem trabalhado incessantemente para sanar problemas diversos, principalmente relacionados à dividas internas e setores de Saúde, Transporte, Obras e Educação.
A coletiva foi realizada, afim de “passar a população a real situação em que a atual administração se encontra, informando valores de dívidas - vindouras da administração anterior - e pagamentos já realizados”, informou o prefeito. Tais dados seriam divulgados após os 100 primeiros dias de mandato, entretanto decidiu antecipar a divulgação, fazendo um balanço entre débitos e quitados.
Na ocasião o prefeito lembra que não somente Selvíria passa por uma fase financeira delicada, e destacou: “Não é apenas Selvíria que está com problemas financeiros, muitas outras cidades do Estado também estão com dificuldades relacionadas, sem contar com a crise instalada no país. E como agravante encontramos uma prefeitura cheia de dívidas milionárias, e mesmo assim boa parte já está sendo quitada, e outras em fase de negociação”.
O prefeito citou também uma situação que passou, ao assumir a prefeitura de Selvíria: “No dia da posse, recebi a chave da porta dos fundos do gabinete, pelas mãos do ex-vice-prefeito, Gilson Souza. Não houve compromisso e honra nem mesmo nesse momento, por parte do ex-prefeito Jaime Soares (Jaiminho)”.
“Gostaria então através da divulgação dessas informações, pedir o apoio e compreensão por parte da população selvirense. Jamais abandonarei ou deixarei de lado meus compromissos com o município. Estamos atualmente passando por um desafio muito grande, de enfrentar e resolver problemas que foram herdados da gestão anterior, fora contratempos de rotina. Estamos buscando por soluções e melhorias para nosso município”, destacou o prefeito.
Os valores dos débitos encontrados na prefeitura de Selvíria, pela atual gestão são altos, e o prefeito lembra ainda haver outros números que não foram embutidos nessa conta. “Em uma próxima ocasião, estaremos ainda atualizando esta lista de valores, pois ainda falta acrescentar outras dívidas ainda não mencionadas”.
As dívidas mais altas são referentes à Saúde e com a Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul). Ambas já estão sendo negociadas para quitação. Sobre a Sanesul, o prefeito informou que desde seu primeiro mês de gestão, vem pagando as contas de consumo de água da prefeitura e seus departamentos.
Na Saúde, o prefeito mencionou que os setores estavam extremamente defasados de medicamentos, entre outros problemas, tais como débitos em altos valores com hospital Ilha Solteira, fora alguns médicos que atendem o município alegando estarem com pagamentos em atraso (pagamentos que não foram empenhados).
Na oportunidade, o prefeito falou que boas notícias estarão em breve se consolidando, bem como o que diz respeito à empregabilidade e desenvolvimento do município. “Queremos divulgar também boas novas, e num futuro muito próximo Selvíria estará em destaque, como referencia da implantação de grandes empresas e de desenvolvimento”.
Sobre o setor industrial, o prefeito citou empresas previstas para breve instalação no município, sendo elas: Kelco (empresa especializada em artigos para gatos e cachorros), Tilabrás (maior frigorífico de peixe do Brasil e também destaque mundial em exportações), e implantação de usina termoelétrica, somando-se algumas centenas de empregos diretos e indiretos.
O prefeito ressaltou que reuniões vêm sendo feitas, com funcionários de vários setores da prefeitura, e também com vereadores, para serem encontradas as melhores soluções. “O trabalho tem sido árduo, muitas vezes o almoço vira janta, tem sido um momento de tensão e de muita luta, mas os ânimos de minha parte continuam os mesmos de quando assumi a prefeitura, e também de campanha. Reuniões vem sendo realizadas principalmente, com secretários e vereadores, a fim de encontrarmos juntos resultados positivos para a atual situação. Trabalhando em conjunto iremos mais longe”.

Errata: "Herdada" e não erdada.