Selvíria realiza Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
A conferência também foi uma etapa preparatória para os encontros estadual e nacional.
A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, realizou nesta terça-feira, 17 de junho, no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento teve como objetivo central identificar os desafios do envelhecimento em Selvíria, promovendo reflexões sobre as diferenças, direitos e a participação social dessa parcela da população. Além disso, propôs um debate sobre políticas públicas que garantam equidade e respeito às vivências das pessoas idosas, considerando tanto os instrumentos legais quanto as práticas cotidianas de promoção e defesa dos seus direitos.
O tema, debatido sob a coordenação do gestor público e especialista em desenvolvimento social Fernando Magno, foi discutido com os presentes através de cinco eixos: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais (eixo 1); fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa (eixo 2); proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa (eixo 3); participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices (eixo 4) e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro (eixo 5).
Logo após os debates, os presentes foram divididos em grupos, para discussão e apresentação de propostas, que depois foram colocadas e votação no plenário.
A conferência também foi uma etapa preparatória para os encontros estadual e nacional.
Para a secretária de Assistência Social, Fabiana Alves da Silva, a conferência é um espaço democrático para discutir e analisar as necessidades dos idosos. “E são nesses espaços que conseguimos avançar. Ouvindo a população e garantindo a conquista de direitos para os idosos”, afirmou a secretária.
Por: ASSECOM