DIA DA MULHER EM SELVÍRIA: MAIS DE 80 MULHERES PASSAM POR TRATAMENTO DE VARIZES POR ESPUMA NO CEM

10 de Março de 2020

Em mais uma ação no intuito de promover o bem-estar e saúde da mulher, a Administração Municipal e Secretaria de Saúde de Selvíria realizaram neste domingo (08), Dia da Mulher, atendimentos para o tratamento de varizes em mulheres do município. No total, 87 mulheres foram atendidas – incluindo moradoras de assentamentos locais –, através de escleroterapia com espuma densa, pelo Dr. Gustavo Marcato (cirurgião vascular).

O prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, juntamente com a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Tatiane Araujo da Paz e secretário de Saúde, Raimundo Pinheiro Bastos, fizeram questão de visitar as pacientes atendidas. A ação é inédita na saúde de Selvíria.

“Através de uma levantamento por casos mais urgentes no tratamento de varizes, o Dr. Gustavo priorizou as pacientes, para que fossem realizados os procedimentos nesta data, como uma forma de fomento aos cuidados da saúde da mulher”, disse o secretário Raimundo.

Os atendimentos com médico vascular iniciaram em 2019, e fazem parte das cerca de 10 especialidades médicas que Selvíria conta atualmente.

“Os investimentos na área de saúde em nosso município são prioridades desde o início da gestão, e juntamente com o secretário Raimundo, temos focado num trabalho sério e mais humanizado. Temos investido na aquisição de medicamentos e em equipes capacitadas, incluindo a contratação de novas especialidades médicas. Temos visado também parcerias com laboratórios renomados e com outras unidades de saúde para complementarmos os atendimentos da comunidade”, disse o prefeito José Fernando.

“Agradecemos todos os envolvidos pelo empenho na realização desta campanha em prol a saúde da mulher, em uma ação inédita em nosso município, visando mais qualidade de vida para elas”, finalizou o prefeito.

Para atendimentos com a especialidade médica vascular, é preciso passar por avaliação por médicos das ESFs (Estratégia Saúde da Família). Após avaliação a paciente é encaminhada para o atendimento, que acontece uma vez ao mês no município.

Sobre o tratamento

A escleroterapia é basicamente a localização da veia por meio de ultrassom e injeção do medicamento em forma de espuma. Com isso, a veia é fechada e o sangue redirecionado, o que causa benefícios para a circulação sanguínea. O prefeito José Fernando, ressaltou que o tratamento gratuito em Selvíria, é destinado aos pacientes com esclerose não estética. Ele explicou que o procedimento de baixo investimento, que é considerado mais seguro, elimina a necessidade de operação de varizes nestes casos mais complexos.