Atendimento das 08h às 14h(Brasília)

Selvíria é contemplada com novos repasses de equipamentos para a agricultura familiar

11 de Fevereiro de 2020

No final de janeiro deste ano, Selvíria teve um novo repasse de equipamentos para o fomento da agricultura familiar, por meio de ‘Cessão de Uso’ obtida através de parceria com as esferas Federal e Estadual e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural - AGRAER. Os novos equipamentos atenderão os três assentamentos locais, e pequenos produtores rurais do município. Na ocasião, foram repassados à Selvíria: duas (2) motos e uma (1) ensiladeira, para atender demandas locais.

O executivo, juntamente com o Legislativo do município, tem obtido significativos resultados com ações que promovem melhor qualidade de vida às famílias assentadas e a pequenos produtores rurais. A aquisição de equipamentos tem sido um empenho constante desde o início da gestão 2017-2020. Dois (2) tratores, três (3) pás carregadeiras, três (3) resfriadores de leite, quatro (4) ordenhadeiras, e diversos implementos agrícolas, foram repassados a Selvíria por meio da parceria.

“Nosso empenho, junto ao Legislativo Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários e Legislativo, é por uma Selvíria com melhores condições da vida no campo, às famílias e pequenos produtores dos assentamentos e área rural. Esperamos ainda podermos concretizar em breve outras novidades; nossa luta é pelo fortalecimento da agricultura familiar de nosso município. Agradecemos imensamente, as parcerias do Governo Estadual, AGRAER e bancada do Governo Federal que tem nos dado apoio”, disse o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos.

Visitas nos assentamentos

Também no final de janeiro deste ano, o prefeito José Fernando, juntamente com os secretários municipais Reginaldo Alves Favareto (Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários) e Alessandro Batista Leite (Obras e Infraestrutura), estiveram em visita nos três assentamentos de Selvíria, para esclarecerem aos moradores locais sobre o Decreto nº 296 dezembro de 2019. O documento dispõe sobre a utilização dos serviços públicos, tais como o uso de motoniveladora, trator, pá carregadeira, entre outros, que são tarifados.

Também foram tratados na ocasião, juntamente com o diretor na pasta de Desenvolvimento Econômico, Adelson dos Santos, assuntos referentes à chegada no município da ‘Delícias do Porco’, e sobre a parceria da empresa com pequenos produtores interessados em produzir para a mesma.

Outro assunto tratado foi sobre a instalação da ‘Sala da Cidadania’ em Selvíria, através de parceria entre a Prefeitura Municipal e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A ‘Sala da Cidadania’ em Selvíria atenderá demandas das famílias assentadas, tais como: recepção e entrega de documentos e notificações; reuniões; elaboração de relatórios; supervisão ocupacional em lotes do PNRA; elaboração de projetos técnicos para acesso aos créditos produtivos, entre outras atividades correlatadas ao desenvolvimento dos assentamentos. Explanaram sobre o assunto, o técnico em agropecuária Adilso José da Cruz e o diretor na pasta de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários Leandro dos Santos Fermino.