Servidores municipais de Selvíria terão reajuste salarial a cima de índices medidos pelo Governo Federal

05 de Fevereiro de 2020

Os servidores públicos municipais de Selvíria contarão a partir do pagamento deste mês (referente à janeiro) com um reajuste salarial de 6% (seis por cento) para o ano de 2020, com 1,9% a cima do aumento instituído pelo Governo Federal ao salário mínimo. O projeto de lei foi enviado à Câmara Municipal, votado e aprovado no início da ultima semana, e em seguida, sancionado pelo prefeito, José Fernando Barbosa.

Segundo o prefeito, o reajuste foi possível devido a um amplo estudo para avaliar o impacto orçamentário e financeiro para os exercícios de 2020, 2021 e 2022. "Com o levantamento feito, chegamos a conclusão de que seria possível alcançarmos o índice de 6%”, informou José Fernando.

O reajuste é um dos maiores aplicados à categoria, à nível estadual e nacional, e já acontece por 4 (quatro) anos consecutivos na gestão do prefeito, José Fernando, sendo em 2017, 6,47%; em 2018, 8% e em 2019 também de 8%. “No início da gestão, essa era uma de nossas principais metas, a de realizar uma correção no salário dos servidores municipais, que há anos estava defasado”, disse o prefeito.

O reajuste salarial aos servidores municipais de Selvíria foi apoiado pelos vereadores, que apos reuniões com prefeito e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Selvíria – SINDSEL demonstraram apoio na decisão do Executivo, considerando “uma ação com reflexos positivos para o município”. Na mesma ocasião, também foi aprovado o reajuste para servidores da Câmara Municipal, e magistério.

Além do reajuste, servidores municipais efetivos, receberão também a partir deste mês, R$ 50,00 a mais de crédto no cartão social (Sin Card). O cartão faz parte do “Plano de Cargos e Carreiras” da categoria, e com o acrescimo passará a ser R$ 150,00, podendo ser gastos em vários estabelecimentos do município.

“Selvíria deverá arrecadar em 2020, aproximadamente R$ 70 milhões, receita orçamentária que também nos demonstrou ser possível o reajuste em 6%”, segundo explicou a secretária de Finanças, Magisley Azambuja.

O reajuste aos servidores municipais de Selvíria está bem acima de todos os índices de inflação oficiais, divulgados pelo Governo Federal, acumulados nos ultimos 12 meses, ficando próximo também ao reajuste de grandes capitais. O índice instituído do salário mínimo para 2020 é de 4,1%, já o IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IBGE) acumulado dos meses de janeiro à dezembro de 2019, foi de 4,31% e o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor, foi de 4,48%.