Atendimento das 08h às 14h(Brasília)

Novos conselheiros tutelares são empossados em Selvíria

14 de Janeiro de 2020

Os novos conselheiros tutelares de Selvíria (MS) tomaram posse, na última sexta-feira (10), em Solenidade oficial, realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. Autoridades, servidores ligados a pasta gestora, bem como população em geral, prestigiaram a Solenidade.

Os 5 (cinco) novos conselheiros: Bruna Cavalcante, Dalila Flavia, Edson Gregório, Nilza Dantas e Vanessa Melo, foram empossados pela vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Selvíria, Cristiane Aparecida Castro.

Representando o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos, o secretário municipal de Administração, José Brito da Silva, disse que os novos conselheiros são merecedores dos cargos, pois conquistaram no voto. “É um trabalho importantíssimo e que exige muito, por isso estamos à disposição de todos para colaborar no que for preciso, pois sabemos que cuidar de crianças e adolescentes é algo muito sério”, declarou Brito.

Já o presidente da Câmara Municipal de Selvíria, José Cecílio da Silva Filho, agradeceu aos conselheiros tutelares que encerraram os mandatos e disse que eles têm o respeito do legislativo selvirense. Cecílio destacou ainda que os novos conselheiros têm uma “difícil tarefa” de mediar situações envolvendo crianças e adolescentes em situação de conflito e de risco, e desejou “um bom trabalho aos iniciantes da função”.

Cristiane (vice-presidente do CMDCA de Selvíria) ressaltou que o trabalho do Conselho Tutelar precisa ter o respaldo da população. “É importante que as pessoas percebam que o Conselho Tutelar está sempre em alerta para coibir qualquer ameaça ou violação aos direitos da criança e do adolescente”.

Ao final da cerimônia, os conselheiros tutelares que encerravam os mandatos foram homenageados com a entrega de mimos, pela coordenadora de Políticas Públicas e Promoção Social, Elizabete Teixeira, que representou na Solenidade, a gestora da pasta de Assistência Social, Tatiane Araujo da Paz.

Os cinco novos conselheiros tutelares foram eleitos, em outubro, para um mandato de quatro anos. Antes da eleição, os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo composto por seis etapas: inscrição, análise de documentação e prova de conhecimento específico sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), eleição (via voto direto), capacitação e diplomação e posse.

Sobre o Conselho Tutelar – O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, composto por membros eleitos pela população, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.