Selvíria e Unesp agilizam trâmites para construção de Estação de Tratamento de Esgoto

10 de Dezembro de 2019

O prefeito José Fernando Barbosa e o coordenador de Secretarias, Edgar Barbosa, receberam na manhã desta ultima segunda-feira (09/12), o supervisor da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe) da Unesp de Ilha Solteira, professor Antônio Carlos de Laurentiz, para darem prosseguimento aos trâmites de “cessão de uso por interesse público” de área pertencente a universidade para construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Selvíria.

Na ocasião, o supervisor apresentou documento em que a Diretoria da Unesp de Ilha Solteira encaminha a deliberação da Congregação (principal órgão da Faculdade) para a Reitoria da Unesp, para que seja analisada pela Assessoria Jurídica da universidade.

O documento revela que “após esclarecimentos, análise e ampla discussão”, a Congregação aprovou por 22 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção, o parecer do Conselho Deliberativo da Fepe favorável à cessão de área para a implantação do sistema de tratamento de esgoto sanitário de Selvíria.

A construção da ETE deve ser iniciada em meados de 2020 em uma área de cerca de cinco hectares na Fepe (Bovino). Até 2023, o valor total do investimento será de R$ 10.141.012,44 para a conclusão da primeira etapa da obra que é aguarda há décadas pela população de Selvíria.

Ministério do Desenvolvimento Regional

O projeto foi escolhido em processo seletivo destinado à contratação de operações de crédito para execução de ações de saneamento básico realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, antigo Ministério das Cidades.

Das 40 cidades selecionadas, 31 ficam no Mato Grosso do Sul. Em Selvíria, o projeto de esgotamento sanitário será executado pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).