Vacinação contra a gripe em Selvíria está acima da média estadual e nacional, mas ainda longe da meta
A vacina contra a gripe já está liberada para todos os moradores com mais de seis meses em Selvíria.
Mesmo com desempenho acima da média estadual e nacional, a vacinação contra a gripe em Selvíria ainda está longe da meta.
De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Selvíria atingiu 36,01% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários — um índice superior à média brasileira (23,71%) e a de Mato Grosso do Sul (31,73%), mas ainda distante da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Vale ressaltar que a vacina contra a gripe já está liberada para todos os moradores com mais de seis meses em Selvíria. Para toma-la, basta procurar a unidade de saúde mais próxima.
A vacina é aplicada em dose única para o todos os públicos, exceto crianças que nunca tomaram a vacina, que precisam tomar a segunda dose 30 dias depois da primeira.
Para a coordenadora dos ESFs de Selvíria, enfermeira Patrícia Chiocheta, o esforço para alcançar a meta de cobertura continua sendo prioridade. “Nossos números estão acima da média nacional e estadual, mas ainda não atingimos o ideal. E cada dose aplicada representa uma barreira contra a propagação do vírus em Selvíria. Por isso, contamos com o apoio da população para mudar esse cenário”, disse Patrícia.
Com a mudança de estação, aumenta a circulação de vírus respiratórios, e a vacinação é essencial para proteger as pessoas mais vulneráveis e evitar aumento de casos nos serviços de saúde. A vacina é trivalente (contra a Influenza), protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
Locais de vacinação e horários
ESF Selvíria
(ao lado da CEI Izabel Barbosa)
Das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h
ESF Guadalupe
(Bairro Véstia)
Das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h
ESF Rural
Dias de atendimento médico
Por: ASSECOM