...

assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 14h(Brasília)

Sarampo: Selvíria supera meta de vacinação na primeira etapa da campanha com crianças

22 de Novembro de 2019
19:42

A primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo em Selvíria teve uma cobertura maior do que o previsto pelo Ministério da Saúde. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, o município atingiu 118,42% dos 95% exigidos como meta da primeira etapa da campanha para as crianças de 6 meses à 1 ano de idade.

O prefeito José Fernando Barbosa dos Santos reforça que o objetivo tem sido aumentar a cobertura vacinal, já que a doença voltou a ser registrada no país, e ressalta: “Apesar do nosso município não ter casos de sarampo é preciso que a população tenha consciência sobre a importância da vacinação. A aplicação da vacina é a única maneira de prevenir a ocorrência do sarampo, e é a principal medida de controle da doença”.

A coordenadora de ESF e enfermeira Erika Gonzales informa que as crianças que ainda não foram imunizadas com a vacina tríplice viral – vacina contra o sarampo, rubéola e caxumba –, na faixa etária de seis meses a menor de cinco, ainda podem ser vacinadas. “Os pais que ainda não levaram os seus filhos para vacinar devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a atualização da caderneta vacinal. É importante deixar a vacinação em dia”, lembrou Erika.

Segunda fase da campanha

A segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo começou nesta ultima segunda-feira (18) em todo o país, e tem como público alvo pessoas entre 20 e 29 anos. Em Selvíria, o ESF I (em frente à prefeitura) atende todos os dias, das 08h30 às 11h30, e das 14h às 16h30, estendendo para às 20h30 no próximo dia 25. No ESF II (bairro Véstia), o atendimento para vacinação é realizado às terças e quintas-feiras, das 09h às 11h30 e das 14h às 16h30. Já nos assentamentos, a vacinação está sendo realizada durante as visitas semanais de equipes da saúde do município.

No sábado, dia 30, será realizado o Dia D da campanha, para beneficiar as pessoas que não puderam tomar a vacina durante o período dessa segunda etapa. Nesta data, o ESF I e ESF II, estarão atendendo das 09h às 16h30.

O secretário de Saúde, Raimundo Pinheiro Bastos, fala sobre esta segunda etapa da campanha e público alvo. “É um desafio ampliarmos a cobertura vacinal para esta faixa etária desta segunda etapa, por ser um público que menos frequenta unidades de saúde. Porém, temos nos preparado, buscando estratégias para divulgarmos a todos a importância da vacinação contra o sarampo, bem como manter o cartão de vacina atualizado. Esperamos que os jovens selvirenses compareçam todos para a vacinação”, disse o secretário.

Por: Assessoria de Comunicação. Foto/imagem: divulgação.

Matéria não encontrada!