assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243

Vacinação contra o sarampo se inicia na próxima semana em Selvíria

01 de Outubro de 2019
15:57

A Administração Municipal de Selvíria através da Secretaria de Saúde, informa que do dia 07 ao dia 25 de outubro acontecerá a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra o sarampo será voltada apenas para crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.

Nesse período todos os pais ou responsáveis dessa faixa etária, deverão comparecer a unidade de saúde mais próxima, munidos da carteira de vacinação e do cartão SUS para a revisão vacinal.

O Dia D de mobilização nacional será realizado em Selvíria no dia 19 de outubro (sábado) das 8h às 16h, no ESF I (Selvíria) e ESF II (bairro Véstia). Já nos assentamentos a ação acontecerá nos dias dos atendimentos semanais. 

Sobre o assunto o secretário de Saúde, Raimundo Pinheiro Bastos Filho alertou: “É importante que todos os pais e responsáveis, levem as crianças nessa faixa-etária indicada pela campanha para a vacinação. O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou até causar o óbito. E a vacinação é a única maneira de evitar que isso aconteça”.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Quais os principais sintomas do sarampo?

Febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. Saiba mais em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

Por: Assessoria de Comunicação. Foto/imagem: divulgação.

Matéria não encontrada!