Programação da semana: 8 de março - Dia Internacional da Mulher

05 de Março de 2017

Parceria entre Secretarias Municipais de Selvíria realizará ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Com o tema “Lugar de Mulher é onde ela quiser”, a parceria visa uma mobilização e maior atenção da população

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

A data foi definida, no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, onde ficou decidido que 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou e passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher, nesta mesma data.

E com o objetivo voltar a atenção da população de Selvíria à mulher, e de realizar uma mobilização e comemoração de seus direitos adquiridos perante a sociedade, as Secretarias Municipais de Cultura, de Saúde, de Assistência Social, de Educação, e de Esporte e Lazer, em parceria com a Prefeitura Municipal de Selvíria, estarão preparando uma programação especial, voltada para esta causa, com o tema: “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. Os eventos acontecerão nos dias 06, 07, e 08 de março no município, e nos dias 13, 14 e 15, nos assentamentos Alecrim, São Joaquim e Canoas.

Programação dos eventos:

Dia 06/03, 19hrs - Palestras com os temas: “Cuidados com a saúde da mulher” (realizada por equipe da Secretaria da Saúde), e “Valorização da mulher” (por equipes do CRAS e CREAS).
Após as palestras serão realizadas aulas de alongamento, e de dança de zumba, por profissionais presentes.
Local: ESF II (Estratégia de Saúde Familiar) do bairro Véstia.

Dia 07/03, 19hrs - Palestras com os temas: “Cuidados com a saúde da mulher” (realizada por equipe da Secretaria da Saúde), e “Valorização da mulher” (por equipes do CRAS e CREAS).
Local: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Selvíria.

Dia 08/03, 09hrs - Caminhada com início às 09hrs, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a presença do prefeito José Fernando Barbosa, entre outras autoridades do município. O ponto inicial para a caminhada será em frente ao prédio do Projeto Ser Mais, localizado na rua Vereador José Alexandre Trindade, nº 400, e o destino final será a prefeitura, passando também pela rua Izac Laluce e avenida João Selvírio de Souza.
À partir das 18hrs, na Feira Livre, o evento será abrilhantado com a apresentações da Banda Marcial de Selvíria, teatro, aulas zumba, capoeira, e também com shows de cantores do município; Rafael Fernandes e Meire Oliveira. Após os dois shows, o palco ficará livre para quem tiver interesse em também apresentar algum trabalho musical.

Nos dias 13, 14 e 15 de março à partir das 09h30min, as palestras com os temas: “Cuidados com a saúde da mulher” (realizada por equipe da Secretaria da Saúde), e “Valorização da mulher” (equipes do CRAS e CREAS), serão realizadas nos assentamentos Alecrim (dia 13), São Joaquim (dia 14) e Canoas (dia 15).
Semanalmente (todas as segundas, terças e quartas-feiras), é realizado atendimento médico e odontológico, aos assentados, através da Prefeitura Municipal de Selvíria, com equipe de saúde, composta por médico, enfermeira, dentista e auxiliares. Por tanto, nesses dias em especifico, serão ressaltados os cuidados com a saúde e direitos da mulher.

Fonte: Assessoria de Comunicação.