Profissionais do Controle Municipal de Vetores de Selvíria recebem capacitação

30 de Julho de 2019

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Selvíria receberam na ultima segunda-feira, 29 de julho de 2019, um treinamento para de controle de vetores (insetos que proliferam doenças). Os ensinamentos foram ministrados pelo supervisor técnico da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores, José Costa Nogueira.

“Por estarem sempre tão perto, convivendo com a população todo o tempo, é necessário um controle rigoroso desses insetos. Por isso é importante este treinamento, precisamos estar prontos para evitar uma possível epidemia”, disse o secretário municipal de Saúde, Raimundo Pinheiro Bastos Filho.

”São considerados vetores, mosquitos do gênero Aedes, principalmente o Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Eles sobrevivem alimentando-se de seiva de plantas, e as fêmeas necessitam de sangue para a maturação dos ovos. Devido a seu hábito de colocar seus ovos em recipientes artificiais, adaptaram-se facilmente ao ambiente domiciliar e convívio com o homem”, comentou a coordenadora municipal de Controle de Vetores, Lilian Uga.

Segundo o secretário Raimundo, esta é apenas uma das capacitações que equipes da Saúde de Selvíria vêm recebendo com frequência. “Estamos capacitando nossos servidores, na intenção de complementar e ampliar seus conhecimentos na área, assim todos ganham, e a melhoria nos serviços e atendimentos prestados a comunidade serão progressivos”, informou o secretário.

Estiveram presentes durante a capacitação, o prefeito municipal José Fernando Barbosa dos Santos, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Tatiane Araujo da Paz, e o vereador Paulo Bastos.