Município de Selvíria promove ações alusivas a Semana do Meio Ambiente

12 de Junho de 2019

A Fundação Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Selvíria – FUMMTUR, com total apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, por meio das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Educação e Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu no período de 4 à 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com diversas ações voltadas ao tema, com objetivo de promover a consciência ambiental de forma a levar à comunidade escolar e o público em geral a fazer uma reflexão sobre sua responsabilidade socioambiental. As ações são alusivas ao “1º de Junho”, data comemorada mundialmente como Dia Mundial do Meio Ambiente.

No dia 4 de junho, às 9h30, foi ministrada palestra sobre o Meio Ambiente (com orientações) para alunos da Escola Municipal São Joaquim, pelo palestrante José Carlos Cavichioli (agrônomo e pesquisador científico da APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegòcios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), além do plantio de mudas de árvores frutíferas no pátio da referida escola.

O dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi marcado por uma ação de mobilização em frente o Paço Municipal, com distribuição e plantio de mudas da espécie “Oiti” nas imediações do Paço Municipal, com a participação de crianças do Centro de Educação Infantil, CEI - Selvíria Alexandre.

Em 6 de junho, as ações prosseguiram com plantio de mudas no pátio do Ginásio Municipal de Esportes Olegário Rodrigues de Freitas e na Escola Municipal Professor Nelson Duarte Rocha, onde os alunos receberam orientações sobre consciência ambiental.

Fechando a Semana do Meio Ambiente, no dia 7 de junho, ocorreu ação de plantio de mudas nas imediações do Centro Municipal de Educação Infantil, CEMEI - Izabel Barbosa dos Santos.

“A Semana do Meio Ambiente, foi realizada com intuito de promover a reflexão e a conscientização do papel de cada um na busca do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. Foi uma semana inteiramente dedicada à temática ambiental, tão importante ao nosso município, mas muitas vezes esquecida pela maioria”, comentaram os organizadores do evento: Camila Lopes Cavalcante, Valticinez Barbosa Santiago e Ilson Barreti, da FUMMTUR.

“O dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, também denominado WED, chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Por meio do WED, o programa da ONU para o meio ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável. Nosso município também está atento e busca desenvolver ações que venham de encontro a preservação ambiental”, comentou o prefeito de Selvíria José Fernando Barbosa dos Santos.