assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 14h (Brasília)

Selvíria intensifica vacinação da população contra a gripe

A vacina está liberada para todos os moradores com mais de seis meses.

Geral
29/04/2024, 13:12:00

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a vacinação da população contra a gripe. A vacina está liberada para todos os moradores com mais de seis meses.

No sábado, as duas unidades de saúde de Selvíria abriram para o Dia “D”. Além de se vacinar contra a gripe, dengue e CPOVID, moradores também puderam atualizar a caderneta, se imunizando contra várias doenças.

A vacina é aplicada em dose única para o todos os públicos, exceto crianças que nunca tomaram a vacina, que precisam tomar a segunda dose 30 dias depois da primeira.

De acordo com a enfermeira Patrícia Chiocheta, é importante que a população não deixe de se vacinar, em especial as crianças e idosos, porque a influenza já circula no Município. “A adesão ainda está longe da ideal. A gripe mata, por isso a importância de todos procurarem proteção”, disse Patrícia.

A vacina deste ano garante a proteção contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). A dose está disponível em todas as unidades de saúde.

A influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.

Para ter acesso a dose é importante levar a carteira de vacinação ou cartão SUS.

 

Locais de vacinação e horários

 

ESF Célio Moura

(Av. João Selvírio, em frente à Prefeitura)

De segunda à quinta, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 16h 

 

ESF Guadalupe

(Bairro Véstia)

De segunda à quinta, das 8h30 às 11h30

 

ESF Rural

Durante o atendimento médico

Por: ASSECOM