assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243

Selvíria é contemplada com seis mil doses de vacina contra a gripe (vírus Influenza)

29 de Maio de 2019
10:43

O Fundo Municipal de Saúde de Selvíria recebeu recentemente seis mil doses de vacina contra a gripe (vírus Influenza) através de doação do Instituto Butantan, de São Paulo. A vacina é do tipo “Trivalente”, ou seja, imuniza contra os dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e contra o vírus Influenza B, e já está disponível para toda a população de Selvíria.

Em 2017, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do fundo Municipal de Saúde entrou em contato com o Instituto Butantan com a intenção de o município de Selvíria adquirir doses de vacinas contra o vírus Influenza, visto que foram registrados casos positivos de H1N1. O formulário encaminhado pelo Instituto foi preenchido, e dias depois foi dada a resposta que o município seria contemplado com 5.000 doses, e imediatamente uma equipe foi à São Paulo buscar as doses e a vacinação contra a gripe foi aberta à toda população. E em 2019 o feito se repetiu, e novamente através do Instituto, foram doadas 6.000 doses para Selvíria.

 A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, para público alvo, com início em 10 de abril e término em 31 de maio, atingiu no município de Selvíria 91,3% do percentual preconizado pelo Ministério da Saúde, com um total de 1.405 doses aplicadas. O público alvo da referida campanha foi crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; idosos com 60 anos ou mais; doentes crônicos; mulheres com até 45 dias de pós-parto; professores de escolas públicas e particulares e, trabalhadores da saúde. E com a nova remessa recebida da vacina toda população do município passa a ser contemplada com a vacina.

As novas vacinas (6.000 doses) foram disponibilizadas à população selvirense desde a segunda-feira (27 de maio) no ESF I (Selvíria) e ESF II (Véstia), das 08h30 às 20H. A ação também esta sendo realizada nas undiades de saúde dos assentamentos Alecrim, São Joaquim e Canoas, à partir das 09h, com atendimento semanal para cada localidade.

“Com a chegada do inverno, a necessidade de adesão à vacina é redobrada. A estação mais fria do ano favorece a circulação do Influenza, que pode causar inúmeras vítimas. Dados recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul registrou até o momento 24 casos confirmados de Influenza, sendo 22 casos na cidade vizinha de Três Lagoas, também com 4 óbitos causados pela doença. Nos prevenirmos é a maneira mais eficaz para uma vida saudável, e a vacinação contra o vírus Influenza previne infecções e pode salvar vidas”, comentou o secretário municipal de Saúde, Raimundo Pinheiro Bastos Filho.

Os mitos e boatos sobre a imunização contra a gripe dificultam, e muito a cobertura vacinal desejada. Muitas pessoas acreditam, por exemplo, que a vacina faz com que a pessoa fique gripada. Isso não é verdade, pelo contrário, ela previne a doença e suas complicações.

“Agradecemos a Secretaria municipal de Saúde, representada pelo secretário Raimundo Pinheiro Bastos Filho, ao Instituto Butantan por atender mais uma vez nossa solicitação, e o empenho de todos os envolvidos na aquisição das vacinas. Estamos no período de frio, e a necessidade da adesão à vacina precisa ser redobrada. Fica o alerta para a população do nosso município: Não deixe para a última hora. Procure a unidade de Saúde mais próxima e tomem a vacina”, disse o prefeito José Fernando Barbosa dos Santos.

Por: Assessoria de Comunicação.

Matéria não encontrada!