Selvíria teve a 8º Conferência Municipal com grande participação de público

13 de Abril de 2019

A 8ª edição da Conferência Municipal de Saúde de Selvíria (8ª CMS), organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde - CMS,  foi realizada no ultimo dia 11 (quinta-feira), na Câmara Municipal. Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi: “Democracia e Saúde”. O evento contou com grande público, composto por servidores municipais e população em geral.

A etapa municipal prepara propostas para serem levadas à etapa estadual e, posteriormente, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Selvíria nessas etapas. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil participantes em Brasília.

Em Selvíria a Conferência teve início por volta das 08h da manhã, com abertura abrilhantada por apresentação da Banda Municipal Marcial Santa Maria. Na mesa de autoridades estavam, os vereadores, Paulo Bastos e Luciano Geralde, o secretário de Administração; José Brito da Silva, que na ocasião representou o prefeito José Fernando Barbosa; secretário de Saúde, Raimundo Pinheiro Filho, também as convidadas e palestrantes, Maria Angélica Benetasso (secretária municipal de Saúde de Bataguassu, e 1ª tesoureira do COSEMS/MS - Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) e Kaelly Virginia de Oliveira Saraiva (enfermeira, doutora em políticas públicas de Saúde e professora adjunta da UFMS/Medicina); presidente do CMS de Selvíria e coordenadora de Plenária Estadual de Saúde, Gilcirene de Souza e a coordenadora de Plenária Estadual da macro região de Três Lagoas e conselheira estadual de Saúde, Maria José Baptista.

A Conferência acontece a cada quatro anos, e reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.

Durante a 8º edição da Conferência Municipal de Saúde de Selvíria, foi realizada a leitura do regimento interno, apresentação de trabalhos da Secretaria Municipal, palestras sobre: Saúde como Direito e Consolidação do SUS e Financiamento do SUS, espaço para debate, levantamento e sistematização de propostas e eleição dos delegados, que representarão o município na Conferência Estadual e na Nacional.

Em sua fala, o secretário de Administração, José Brito, ressaltou e citou algumas das progressivas melhorias que a Saúde do município têm tido desde o início da gestão do prefeito José Fernando Barbosa, juntamente com o empenho dos profissionais da pasta. Já o secretário de Saúde Raimundo Pinheiro, destacou a importância da participação de todos na Conferência como “um grande e fundamental espaço, onde a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde”.

A apresentação da 8º Conferência Municipal de Selvíria, foi conduzida pela coordenadora de ESF – Estratégia Saúde da Família e enfermeira, Erika Gonzales e pela fiscal de Vigilância Sanitária e bióloga, Jeane Alves de Jesus.