Prefeito de Selvíria participa da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

12 de Abril de 2019

O prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa, juntamente com aproximadamente outros de 3,5 mil gestores municipais, participaram nesta semana da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre 8 a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções de Brasília - CICB. Esta edição teve como tema central: “União por um Brasil melhor”.

Entre outras agendas na capital, o prefeito fez questão de participar de mais uma edição do evento, que é realizado pela Confederação Nacional dos Municípios e tem como objetivo mobilizar os gestores de todo o país em defesa da pauta municipalista. A programação inclui palestras, exposição e diversas explanações e reuniões com autoridades políticas.

Segundo o presidente da CNM-Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, o principal intuito desta edição da Marcha a Brasília foi de “conectar as políticas públicas municipais com as novas diretrizes federais. É um espaço para promover o diálogo e unir esforços para construir um novo Pacto Federativo, que assegure o desenvolvimento social e econômico do país”.

O evento, que contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, tratou sobre temas que influenciam a rotina dos municípios, entre muitas pautas do novo Pacto Federativo, uma em destaque foi a de liberação de mais recursos para os municípios com menos burocracia.

No dia 9, segundo dia do evento, gestores municipais receberam um “sinal verde” com a aprovação da PEC 61, que consiste no envio de emendas parlamentares diretamente para os municípios por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a PEC 61 aprovada, o que se espera é acabar com transtornos de intermediário. O pedido  será enviado para a Câmara dos Deputados para aprovação.

Sobre sua participação na Marcha a Brasília, o prefeito disse que: “A Marcha a Brasília é o espaço que temos para demonstrarmos através da união dos municipalistas brasileiros, toda nossa vontade de participar em decisões e contribuir com soluções para a crise que assola nosso país, e que consequentemente acaba por atingir nossas gestões. Também é uma oportunidade para conversarmos com nossos deputados e senadores visando recursos e emendas à nossa cidade”, destacou.