Quer parar de fumar? Secretaria de Saúde terá grupo de controle do tabagismo

O objetivo da ação é ajudar quem tenham interesse em parar de fumar, prevenindo agravos, redução de danos e a manutenção da saúde.

24/04/2024, 11:05:00

A partir desta quinta-feira (25), às 19h30, a Secretaria Municipal de Saúde terá um grupo de controle do tabagismo na ESF Célio Moura, que fica em frente a Prefeitura,

No encontro desta quinta-feira, os moradores assistirão uma palestra sobre o tema. Depois, haverá um acompanhamento para quem deseja largar o cigarro, através de uma equipe multidisciplinar.

Tabagismo

O tabaco é uma das principais ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, segundo a Organização Mundial de Saúde. É o responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são ocasionadas pelo uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes são de não fumantes expostos ao fumo passivo.

O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rim e ureter, laringe (cordas vocais), cavidade oral (boca), faringe (pescoço), estômago, cólon e reto, traqueia, brônquios e pulmão.

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

Por: ASSECOM