Prefeito de Selvíria sanciona reajuste salarial para servidores de 8% aprovado pela Câmara Municipal

06 de Fevereiro de 2019

Em Selvíria os servidores públicos municipais já contam apartir do pagamento deste mês (referente à janeiro) com um reajuste salarial de 8% (oito por cento) para o ano de 2019. O projeto de lei foi enviado à Câmara Municipal, votado e aprovado no início da ultima semana, e em seguida, sancionado pelo prefeito, José Fernando Barbosa.

Segundo o prefeito, o reajuste foi possível devido um estudo para avaliar o impacto orçamentário e financeiro para os exercícios de 2019, 2020 e 2021, também com abono salarial de R$ 200,00, para todos os servidores públicos, classificados nos níveis I ao X da tabela de salários do município e assessores – nestes casos, será integrado no salário em maio.  "Com o levantamento feito, chegamos a conclusão de que seria possível alcançarmos o índice de 8%, sem trazer prejuízos ao erário público”, informou.

O reajuste é um dos maiores aplicados à categoria, à nível estadual e nacional, e já acontece por três anos consecutivos na gestão do prefeito, José Fernando, sendo em 2017, 6,47%, e em 2018, também 8%. “Logo no início, uma de nossas metas, era realizar uma correção no salário dos servidores municipais, que há anos estava defasado”, lembrou o prefeito.

E também ressaltou: “Os funcionários são o alicerce da administração, merecem esse reajuste, e nós estudamos a melhor maneira de poder beneficiá-los”, explicou.

O reajuste foi apoiado pelos vereadores do município, que apos amplas discussões, juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Selvíria – SINDSEL, demonstraram apoio na decisão do Executivo, os quais consideraram ser positivo para o município. Também foi, aprovado na mesma ocasião, o  reajuste para servidores da Câmara Municipal, e magistério.

O aumento na arrecadação previsto no Orçamento de 2019 contribuiu positivamente para a aplicação do reajuste. De acordo com o prefeito José Fernando, Selvíria deverá arrecadar cerca de R$ 60 milhões este ano (total geral entre janeiro à dezembro), R$ 10 milhões a mais que em 2018, quando bateu a marca dos R$ 50 milhões.

O reajuste aos servidores municipais de Selvíria, está bem acima de todos os índices de inflação oficiais, divulgados pelo Governo Federal, acumulados nos ultimos 12 meses. O indice instituido do salário mínimo para 2019 é de 4,61%, para o IPCA – Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IBGE), é de 4,04% e já o INPC – Indice Nacional de Preços ao Consumidor, é de 3,43%. E também fica proximo a reajustes de grandes capitais, como o da prefeitura do Rio de Janeiro, com o aumento salarial de 8,17% para este ano.