Prefeitura de Selvíria entregará nova remessa de uniformes para ano letivo de 2019 juntamente com calçados – pela primeira vez no município

24 de Janeiro de 2019

A Educação do município de Selvíria tem obtido melhorias progressivas desde o início das gestões do prefeito, José Fernando Barbosa, e secretária de Educação, Jurací Barcelos. Os uniformes dos alunos da rede municipal de ensino foram renovados no ano passado, além de novos materiais apostilados, adquiridos através do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Prefeitura Municipal.

No ano passado, foram adquiridos um total de 2.600 uniformes escolares (camisetas), e o investimento em material apostilado foi de R$ 358.360,00. Para 2019, será entregue a mesma quantidade em camisetas, com o complemento de 1.300 unidades de tênis, além de 630 shorts-saias, 670 bermudas e 125 calças, ambos em variados tamanhos.

Os uniformes contemplarão todas as unidades escolares do município, e as entregas deverão acontecer já para o inicio do ano letivo. Cotações para materiais permanentes (móveis e equipamentos) e materiais escolares já foram levantadas, e o próximo passo é o processo de licitação.

Todo o material apostilado será reforçado também neste ano, onde haverá um investimento para cerca de 1.300 livros por bimestre escolar, com todo o conteúdo seguindo normas da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, que serão entregues através da empresa vencedora da licitação.

Recentemente a Secretaria de Educação do município, também promoveu um processo seletivo, para reservas de vagas, com contratos temporários, já pensando em atender a demanda local, por professores, monitores escolares e auxiliares de creche.

Unidades ligadas à Educação e à Assistência Social, também têm passado por reformas, através da prefeitura e Secretaria Municipal de Obras, para adequação dos parâmetros necessários de funcionamento.

Outro destaque na Educação do município foi o aumento na nota do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, saltando de 4,9 do ano de 2015, para 5,4 em 2017, o que equivale a um aumento de 10,2% no índice. “A evolução da nota é reflexo de todo o investimento que tem sido feito no setor, incluindo a valorização do profissional com salário em dia e capacitações, qualidade na merenda e transporte escolar, que tão bem atende a rede municipal de ensino. O aumento na nota superou as estimativas”, informou a secretária de Educação, Jurací.

Sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.