Selvíria terá atividades de formação continuada através de parceria com Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas e Prefeitura Municipal

03 de Dezembro de 2018

Nesta ultima segunda-feira (26), o município de Selvíria recebeu através do Centro de Referência Esportiva - CRE, de Três Lagoas, com apoio da Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Educação e da FUMMTUR – Fundação Municipal do Meio Ambiente e Turismo, oficinas de Esporte Educacional, Educação Ambiental e de Educomunicação. As oficinas foram realizadas no período da manhã e da tarde, na sede do CCMI – Centro de Convivência da Melhor Idade e na Escola Municipal Rural São Joaquim – Pólo e Extensões, e dão início a formação continuada no município que acontecerá através da parceria.

Na sede do CCMI, aconteceu a Oficina de Esporte Educacional, onde o diretor pedagógico e facilitador do CRE, Emerson Silva, abordou o tema, através dos seguintes tópicos: “O que eu preciso levar na minha caixa de ferramentas?”, “Construindo boas práticas: Como elaborar um bom jogo na educação infantil?” e “Elaborando minha aula para os pequenos”. Emerson também passou aos participantes, atividades práticas, sobre elaboração e experimentação de jogos, e posteriormente realizou uma avaliação de tais atividades.

A Oficina de Esporte Educacional foi direcionada para professores de educação física do município, da educação infantil, e das secretarias de Educação, Esportes e também da Assistência Social, além de coordenadores pedagógicos das escolas e secretarias municipais.

Já na Escola Municipal Rural São Joaquim – localizada em assentamento de mesmo nome –, as oficinas foram de Educação Ambiental e de Educomunicação, direcionadas para alunos de até 18 anos. Na de Meio Ambiente, através do diretor de Meio Ambiente e facilitador, Marco Antônio Carvalhaes, foram passadas aos participantes informações como “O que é meio ambiente?” e também “O que é Sustentabilidade?”; além da visita de campo e atividades lúdicas sobre o tema.

Na Oficina de Educomunicação, foram abordados assuntos como: “O que é Educomunicação?”, “Como educomunicar?”, enfatizando a rádio, tv, jornal, vlog, blog como meios de comunicação. Após apresentação dos materiais produzidos, houve uma roda de conversa sobre as atividades da Oficina. O coordenador de comunicação e facilitador, Carlos Eduardo Moreira, foi o responsável por ministrar sobre as informações e atividades aos participantes.

Estiveram presentes acompanhando as atividades, a diretora escolar, na escola São Joaquim Eliane Marques, e os coordenadores na FUMMTUR – Fundação Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Leandro Fermino, e Ilson Barreti, e no CCMI, a diretora de Departamento, na Secretaria de Esportes e Lazer, Andressa Dayana Siqueira de Souza, e também o presidente do CCMI, Almir Prado, e além dos facilitadores, também participaram os estagiários, Karine Marques (Comunicação e Educomunicação) e Paulo Afonso (Esportes).

Sobre o CRE

O Projeto Centro de Referência Esportiva – CRE, de Três Lagoas é uma iniciativa estruturada a partir da consolidação de um espaço popular para a pratica esportiva, com o proposito de ofertar atividades esportivas educacionais para atendimento às crianças, adolescentes e jovens, de maneira integrada com o sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, e com as politicas públicas locais.

Através da Central Pedagógica, Agência Juvenil de Comunicação e do Eco-Clube ODS – Núcleo de Meio Ambiente, o CRE realiza atividades de formação continuada para professores de 8 municípios que são: Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Água Clara, Selvíria e Inocência. As atividades no município de Selvíria, acontecerão por cerca de 2 (dois) anos, através da metodologia Ensino à Distância - EAD, e realização de oficinas.

O CRE de Três Lagoas é uma realização do Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento - CINTERCOOP, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, e patrocínio da PETROBRAS.