Feirantes de Selvíria ganham kits para produção de frutas e verduras

Sec. Mun. de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários
11/04/2024, 11:23:00

Na manhã do último sábado (6), durante a Feira Livre de Selvíria, produtores dos assentamentos Alecrim, Canoas e São Joaquim receberam kits, contendo telas de sombreamento, fitas de irrigação (santeno) com as devidas conexões, telas de galinheiro e mangueiras, em apoio à produção de hortaliças e frutas, visando o aumento da renda dessas famílias.

A iniciativa faz parte do Projeto “Transição Agroecológica em Rede”, executado pelo Guatambu - Grupo de Extensão e Pesquisa sobre Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade da UNESP de Ilha Solteira-SP, com recursos da empresa Suzano S/A, e em parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários da Prefeitura de Selvíria.

O objetivo do projeto é contribuir, com base em princípios agroecológicos, para o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis e sua comercialização em circuitos curtos (como a venda direta aos consumidores na Feira Livre, aos comerciantes locais e aos programas públicos de aquisição de alimentos), de modo aumentar a geração de renda das famílias agricultoras, ampliando sua segurança alimentar e o bem-estar. Ao mesmo tempo, a Feira Livre permite aos consumidores a aquisição de alimentos frescos, de qualidade e por um preço acessível para os mesmos e justo para agricultores (as).

Daí a importância das parcerias da Prefeitura de Selvíria, representada pelo secretário Reginaldo Alves Favareto e sua equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Assuntos Fundiários, que viabiliza o transporte e a participação das famílias agricultoras na Feira Livre, enquanto o projeto executado pelo Guatambu da Unesp, com recursos da Suzano S/A, contribui para estímulo a práticas mais sustentáveis (como uso de adubação orgânica, controle de pragas e doenças das plantas sem uso de agrotóxico, utilização de sistemas agroflorestais diversificados) e a recursos, como os itens distribuídos no kit, que permitem o aumento da produção e renda das famílias.

No total está sendo apoiado o trabalho de 28 famílias. Além dos feirantes, também estão sendo apoiados agricultores(as) dos assentamentos rurais que estão iniciando a produção de hortaliças para melhorar a renda familiar, um agricultor feirante não assentado e duas artesãs que vendem seus produtos na Feira Livre de Selvíria. Os materiais foram escolhidos pelas famílias que participam do projeto, compondo kits com valor aproximado de R$ 1000,00. Com este valor foi possível adquirir dois rolos de telas sombreadoras (200 metros quadrados cada uma) ou uma tela combinada com três fitas santeno de 100 metros, com as respectivas conexões. Alguns agricultores(as) optaram pela compra de telas de galinheiro para isolar a área da horta, mangueira rígida para conduzir água para irrigação ou, no caso das artesãs, foram itens específicos que irão potencializar sua produção. As telas de sombreamento permitem a produção de hortaliças mesmo nos períodos mais quentes e a irrigação é fundamental para garantir a produção dessas culturas.

As ações de organização e articulação que permitiram a distribuição dos kits foram realizadas com o respaldo das lideranças dos assentamentos rurais, Durvalina Pereira de Andrade (presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento São Joaquim), da Gisele dos Santos Saran (presidente da Associação dos Produtores do Assentamento Alecrim) e José Ribamar Ferreira (presidente da Associação dos Produtores do Assentamento Canoas). O apoio direto das lideranças mencionadas revelou-se crucial em todo o processo para a mobilização do público beneficiário e a entrega dos materiais.

As atividades do Projeto “Transição Agroecológica em Rede” irão continuar com visitas de acompanhamento e atividades de ampliação da formação técnica das famílias agricultoras e apoio na comercialização.

O Grupo Guatambu é coordenado pelos professores Antonio Lázaro Sant´Ana e Flaviana Cavalcanti da Silva, com participação de uma pós-doutoranda (Débora Pavani Silva), e alunos de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Zootecnia e de pós-graduação em Agronomia, todos da Unesp, Câmpus de Ilha Solteira-SP.

Por: ASSECOM