10 de Setembro de 2018

Reunião desta manhã (6), na sede da Secretaria de Assistência Social, de Posse dos Novos Membros do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS para o biênio 2018/2020. O Conselho Municipal de Assistência Social é composto por 10 (dez) titulares e 10 (dez) suplentes, representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, de forma paritária. Como nova presidente do CMAS, ficou definido, Elizabete Aparecida Teixeira de Souza (representante do poder público), e como vice-presidente, Eranide Aparecida Silva Sokolowski (representante da sociedade civil). Na ocasião, houve espaço para um debate sobre o papel do Conselho e dos conselheiros, que contou com a presença da secretária de Assistência Social, Tatiane Araújo da Paz. Os conselheiros foram eleitos em assembleia no último dia 30 de agosto, que reuniu eleitores, lideranças comunitárias, representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Saiba mais

Os Conselhos Municipais são criados pelo município mediante a lei que estabelece sua composição, o conjunto de atribuições e a forma pela qual suas competências serão exercidas. A resolução do Conselho Nacional de Assistência Social estabelece que no município, o Conselho seja composto por 50% de representantes do governo e 50% de representantes da sociedade civil. Entre as atribuições do CMAS estão atuar na definição das prioridades da Política de Assistência Social; acompanhar, avaliar e fiscalizar serviços de assistência social prestados à população por entidades públicas e privadas; acompanhar e fiscalizar a gestão dos recursos destinados à Assistência Social, avaliando ganhos sociais e desempenho dos programas aprovados e implementados.