Município de Selvíria atinge meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomelite e Sarampo

06 de Setembro de 2018

A meta exigida pelo Ministério da Saúde de 95% do público alvo para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo foi atingida em Selvíria. Perante as dificuldades ainda existentes para alcançar a porcentagem exigida, Selvíria conseguiu alcançar tal objetivo durante o primeiro período da ação, que aconteceu de 06 à 31 de agosto. Dados mostram que o município atingiu 122.2% até a semana passada.

A meta foi cumprida através de ações da Secretaria Municipal de Saúde, que envolveram atendimentos nas unidades de saúde da área rural, orientações nas escolas do município, carreata para mobilização e incentivo, realização de Dia D e busca ativa dos agentes comunitários de saúde. Atividades à quais, que também contaram com apoio do Rotary Club de Selvíria.

Sobre a campanha

Através de diretrizes do Ministério da Saúde, ainda haverá a continuidade da vacinação por tempo indeterminado em todo o país, visando o público alvo (crianças de 12 meses a menores de 05 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) independente da situação vacinal.

A enfermeira e coordenadora de ESF, Patricia Chiocheta Alves, ressalta que: “A atualização da caderneta de vacinação é importantíssima e necessária, e está de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde cita que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, pontuou.

E ainda lembrou que: “A ação continuará no município, no ESF I, ESF II (bairro Véstia) e nas unidades de saúde da área rural, localizadas nos assentamentos do município. Os pais que por algum motivo ainda não levaram seus filhos para vacinar devem procurar o quanto antes a unidade de saúde mais próxima. Lembrando que em toda a primeira quarta-feira do mês, o ESF I tem atendimento direcionado para o trabalhador do município até às 21h”.
Realização e apoio: Prefeitura e Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, SES/MS e Rotary Club de Selvíria.