assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579-1242

Em escola de Selvíria é realizado o V Seminário Municipal PNAIC 2017/2018

29 de Junho de 2018
16:08

Foi realizado, na data de hoje (29), na escola municipal Joaquim Camargo, localizada no bairro Véstia, em Selvíria, o V Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2017/2018, promovido pela equipe local, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O evento teve início na parte da manhã, com continuidade na parte da tarde, e é direcionado à toda comunidade escolar do município, incluindo não só profissionais da área de educação, como também pais de alunos. 

Com o tema: “Educação de qualidade: Compromisso de Todos”, em sua abertura, o Seminário contou com uma apresentação sobre o que é PNAIC, e seus objetivos, feita por Aparecida Perpetua Rodrigues da Silva (especialista em Educação e coordenadora local do PNAIC). Também aconteceram apresentações de teatro e coreografia, por alunos da rede municipal de ensino; e declamação de poesia, apresentada por professora de escola da área rural do município.

O Seminário foi dividido em 6 (seis) eixos programáticos com explanações feitas por professores da rede municipal de ensino, sendo apresentado no primeiro deles, atividades desenvolvidas em sala de aula, abordando sobre “Diálogos entre Educação e Direitos de Aprendizagem: Educação e Neurociência”, seguindo diretrizes do PNAIC.

Nos seguintes eixos os assuntos discutidos foram: “Ser Docente na Educação Infantil: Entre o Ensinar e o Aprender”; “A Arte no Ciclo da Alfabetização”; “Ser Criança na Educação Infantil: Infância e Linguagem”; “Alfabetização Matemática no Ciclo de Alfabetização”; “Linguagem Oral e Linguagem Escrita na Educação Infantil: Práticas Interações”; “Ciências na Natureza no Ciclo de Alfabetização”, “Currículo e Linguagem na Educação Infantil”; “Ciências Humanas no Ciclo da Alfabetização” e “Livros Infantis: Acervos, Espaços e Mediações”.

Participaram do evento, a secretária municipal de Educação, Jurací Barcelos, e equipes da rede municipal de ensino, e do PNAIC local.

Sobre o PNAIC - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um Compromisso do Governo Federal em parceria com os estados e municípios em cumprimento à meta de número 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) iniciado em 2012. E inclui em seus objetivos assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Por: Assessoria de Comunicação.

 

 

Matéria não encontrada!