Prefeitura de Selvíria e AGRAER fomentam a produção de silagem para períodos de estiagem

03 de Maio de 2018

Através da parceria entre a prefeitura de Selvíria, e AGRAER/MS (Agencia de Desenvolvimento e Extensão Rural) os produtores assentados do município estão sendo incentivados a fazer silagem. Segundo informações da unidade da AGRAER em Selvíria, o ano de 2017, foi atípico, onde a seca se estendeu mais do que o normal para a região; ocasionando um longo período de baixa produção de forragens, levando assim a uma considerável diminuição na produção leiteira, inclusive, em alguns casos, ocasionando a morte de animais.

Buscando resolver este problema, para este ano, a AGRAER e prefeitura, orientam como uma alternativa, a produção de silagem de capim-napier ou de cana de açúcar, para serem usados no período de baixa produção das pastagens. Tanto o capim-napier quanto a cana de açúcar, possuem alta produção de massa verde, tolera bem períodos de estiagem, se adapta a solos de baixa fertilidade, possui precocidade e não apresenta toxicidade para os animais.

No ultimo dia (25) deste mês de abril, foi realizada uma Oficina para orientações aos produtores locais, no Assentamento Canoas, no lote 110, onde os proprietários, Sr. Marcos Sabino e a Srª. Ivone possuem uma área plantada com capim-napier. Na referida área, desde o plantio até o momento da colheita houve acompanhamento técnico pela equipe da AGRAER.

Mais sobre a silagem

Silagem é o produto resultante da fermentação, realizada por bactérias, de forrageiras em processo de anaerobiose, picadas e acondicionadas em silos. Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde. A ensilagem não melhora a qualidade das forragens, apenas conserva a qualidade original. Portanto, uma silagem feita a partir de uma lavoura ou capineira bem manejada, vai ser bem melhor que uma silagem feita com uma cultura ou capineira “passada” ou mal cuidada, além de permitir que seja mantido um maior número de animais por hectare.

Principais vantagens da ensilagem

Auxilia em uma maximização ou manutenção da produção, em especial, em épocas de seca; proporciona uma armazenagem de grande volume de alimento em pouco espaço e possui alta aceitabilidade, por ser um alimento de ótima palatabilidade para os animais.

Por: Assessoria de Comunicação / AGRAER - Selvíria