Mais de 160 mulheres são atendidas em Selvíria pelo Grupo Onça Pintada

26 de Março de 2018

O ônibus do Grupo Onça Pintada esteve em Selvíria no último sábado (24), onde atendeu 161 mulheres na cidade. A ONG (Organização Não Governamental) percorre todo o estado de Mato Grosso do Sul, desenvolvendo programas de prevenção e combate ao câncer de mama.

Entre 161 mulheres atendidas, foram realizados 43 exames de Ultrassonografia Mamária e 87 mulheres foram encaminhadas para Campo Grande, onde passarão por exames complementares (mamografia e atendimento por mastologista), sem nenhum custo para as pacientes.

O ônibus veio ao município Graças ao empenho do prefeito, José Fernando Barbosa, e apoio da Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre o atendimento itinerante do Grupo Onça Pintada, o prefeito José Fernando, destacou: “É de suma importância esse trabalho de conscientização e prevenção que esta equipe realiza por todo Estado; mostrando à mulher os cuidados que se deve ter com a saúde no dia-a-dia, bem como a realização dos exames. Somos gratos por este atendimento hoje, aqui em nosso município”.

O Secretário de Saúde, José Brito da Silva, informou: “A prevenção contra o câncer de mama é muito importante, e com esta oportunidade, convidamos as mulheres de nosso município para realizarem os exames necessários através do atendimento do Onça Pintada”.

Criado em 2001 o GOP - Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), instituída como associação civil sem fins lucrativos que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas de prevenção e combate ao câncer de mama. O programa conta com apoio do deputado Paulo Corrêa, e de empresários, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e dos deputados federais, Tereza Cristina e Vander Loubet.

Em 17 anos de existência o GOP já percorreu mais de 70 municípios, atendeu mais de 56.322 mil pessoas, realizou mais de 15.201 mil exames e 2.573 mil cirurgias.

Atualmente o GOP conta um aparelhos de ultrassom  e um mamógrafo para atender com mais precisão e rapidez.

A equipe é constituída por 5 (cinco) profissionais, sendo eles: a Doutora Vanessa Malves (ultrassonografista); a coordenadora do GOP, Maria Benites; a enfermeira, Sammi Lobato; o auxiliar de serviços gerais, Aloísio de Oliveira, e o motorista, Nelson Rodrigues.

Preventivos e Campanhas de Luta Contra Tuberculose e Hanseníase

Paralelo ao atendimento contra o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde, também estava realizando, no ESF I, exames preventivos, em todas as mulheres que passaram por atendimento do GOP.

Também aconteceram através da Secretaria de Saúde Municipal, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e Departamento de Atenção Básica do Município, trabalhos de orientação e mobilização, sobre luta contra as doenças: Hanseníase e Tuberculose, seguindo diretrizes das campanhas para 2018 do Ministério da Saúde.

“Aproveitamos a ocasião para mobilizar equipes da Saúde nesse bem maior, que é a prevenção dessas doenças”, mencionou o secretário de Saúde, José Brito.

Por: Assessoria de Comunicação / oncapintada.com.br