Programa Votorantim pela Educação (PVE), em Selvíria.

09 de Fevereiro de 2018

Aconteceu hoje pela manhã(09/02)uma reunião na Escola Municipal Nelson Duarte, e na ocasião, Michelle Stricker, Analista de Sustentabilidade,  apresentou a nova encarregada da mobilização, Paula Bonfim, que vai estar representando a FIBRIA no Programa Votorantim pela Educação.

O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim e atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.

Sobre isso, o prefeito municipal de Selvíria, José Fernando Barbosa comentou: “ é sempre bem vindo a colaboração nesse sentido e a administração sempre estará de braços abertos para cooperar no sentido de melhorar essas mobilizações”.

Participaram desse encontro, a secretária de educação, Juraci Barcelos e professores da rede municipal.

Outras informações:

A iniciativa, certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, tem acumulado resultados positivos, com impacto, também, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

35%DE AVANÇO NO IDEB
NO ENSINO FUNDAMENTAL I
(1° A 5° SÉRIE)

45%DE AVANÇO NO IDEB
NO ENSINO FUNDAMENTAL II
(6° A 9° SÉRIE)

Um estudo comparativo entre os municípios com o PVE e um grupo-controle, realizado de 2007 a 2013, indicou avanço de 30% de evolução do índice nos municípios que aplicaram a metodologia do programa em relação aos demais.

Em 2016, o estudo indicou um avanço ainda maior: a evolução do Ideb nos municípios do programa foi de 38% no Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e de 45% no Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano).

Para 2018, ano do centenário da Votorantim, o intuito é atingir 100 municípios com o PVE. Para isso, além da modalidade individual da iniciativa, em 2017, a atuação também ocorre por meio de polos. Nesta modalidade, a atuação é feita de maneira conjunta em dois a quatro municípios, estimulando a troca de experiências e cooperação entre eles.

Além disso, as empresas investidas da Votorantim estão trabalhando com a mobilização dos funcionários em atividades de voluntariado e mobilização social.

Ao todo, um contingente de mais de 40 mil pessoas, com múltiplos conhecimentos e habilidades, soma forças ao PVE e aumenta o poder de transformar a educação nos municípios.

COMO FUNCIONA?

Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão.

Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade.

São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares.

Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo.

O PVE conta, ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdos de parceiros como: Fundação LemannTodos Pela EducaçãoCanal Futura Instituto Alana.

Por: Assessoria de Comunicação,

com informações: Instituto Votorantim