assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579-1242

IBGE realiza 2ª reunião sobre o Censo Agro 2017 em Selvíria; entrevistas na zona rural vão até fevereiro de 2018

26 de Janeiro de 2018
15:53

Aconteceu nesta manhã (26) em Selvíria, na Câmara Municipal, a 2ª reunião da CMGE – Comissão Municipal de Geografia e Estatística, sobre o Censo Agro 2017, pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  No encontro foram explanados pela coordenadora de área, Sylvia Martinez Assad de Oliveira, temas diversos de interesse da Comissão; bem como a apresentação dos trabalhos iniciados em outubro do ano passado, com visitas domiciliares nos assentamentos, sítios, chácaras e fazendas do município. Participaram o prefeito municipal, José Fernando Barbosa, secretários municipais, vereadores, e membros da sociedade civil.

O prefeito José Fernando, pôde na ocasião, tirar algumas dúvidas, juntamente com os presentes, sobre o Censo Agro, e também falar sobre algumas demandas referentes, tais como o censo populacional, que segundo Sylvia, será feito em 2020, pois o mesmo acontece a cada 10 anos (sendo o ultimo de 2010).

No encontro também foi destacada a importância da colaboração da população para que o mesmo aconteça com o máximo de precisão. “Nosso trabalho depende muito da população, pedimos para que recebam bem os agentes do IBGE que estão fazendo as entrevistas na área rural da cidade, nesta ocasião. “Nossos entrevistadores podem ser facilmente identificados, devido ao uniforme que usam: boné, colete, bolsa do IBGE, crachá, e computador manual (Smartphone) para identificarem seus setores. Ao recebe-los as famílias não precisam ter receio, as informações são coletadas com o preenchimento de um questionário, e os dados são totalmente sigilosos”, esclareceu Sylvia.

Sobre o prazo para a finalização do Censo Agro em Selvíria, a coordenadora informou que será no fim de fevereiro, segundo a previsão, e que em março, será agendada uma terceira reunião, para serem apresentados os dados coletados. Caso na ocasião seja identificada alguma divergência, serão feitos os trabalhos necessários para apuração e precisão das informações, e uma nova reunião será marcada.

O que são esses levantamentos?

O Censo Agropecuário é o principal e mais completo levantamento sobre a estrutura e a produção da agricultura e da pecuária brasileiras. De âmbito nacional, seus resultados servem de base aos estudos, análises e projeções sobre o setor agropecuário, constituindo a maior fonte de informações a auxiliar os diversos níveis de governo (federal, estadual e municipal) na elaboração e acompanhamento de políticas públicas, aperfeiçoando cada vez mais o processo de alocação de recursos públicos.

Compatível com as metas de desenvolvimento social, prioridade deste governo, o Censo Agropecuário vai suprir a carência de informações sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária, subsidiando o planejamento de políticas públicas direcionadas à inclusão de populações e regiões com vistas ao desenvolvimento sustentável e integrado da atividade e do país.

Por: Assessoria de Comunicação / https://www.ibge.gov.br/





Matéria não encontrada!