assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579-1242

CTG Brasil promove reunião em Selvíria para expor operação do reservatório Ilha Solteira

Técnicos da CTG Brasil explicaram para a comunidade os procedimentos que visam à segurança

14 de Dezembro de 2017
10:16

Na ultima quarta-feira (13), aconteceu em Selvíria, uma reunião, promovida pela A CTG Brasil – concessionária das usinas Jupiá e Ilha Solteira – com o propósito de explicar a operação da hidrelétrica e reservatório de Ilha Solteira. Na ocasião, técnicos da companhia também expuseram sobre o Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm), que se trata de um conjunto de normas e procedimentos de operação e de manutenção para os períodos de secas e de cheias.

O encontro que ocorreu às 14h, na Câmara Municipal, foi aberto à comunidade, e também reuniu representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, e imprensa.  

Conforme explicou o engenheiro de Operação da CTG Brasil, Edson Ramalho, o SOSEm trata dos aspectos técnicos, organizacionais e administrativos das hidrelétricas, sempre com o propósito de garantir a segurança dos reservatórios. “Além de tomar as providências preventivas e corretivas necessárias à integridade e segurança das usinas, o sistema considera a segurança das comunidades ribeirinhas”, explica.

Ramalho acrescentou que nas reuniões, a operação das usinas em períodos secos ou chuvosos é abordada de maneira didática, facilitando a compreensão da comunidade. “Expomos os procedimentos e esclarecemos os temas técnico-operacionais da empresa para o público presente, já que é muito importante que as comunidades tenham conhecimento sobre esse tema”, ressalta.

Nas explanações, feitas por Ramalho, e por Natália Caldeira Flor (analista de comunicação), também foi apresentado o Telecheia (0800-647 9001) – um canal 24 horas que a CTG disponibiliza para atender os moradores da Bacia do Paraná, com informações sobre as vazões do Rio Paraná. Informações também podem ser obtidas pelo site www.ctgbr.com.br.

Segundo também explicou a equipe, as barragens de Jupiá e de Ilha Solteira, passam por manutenções diariamente, visando a integridade de estrutura e de equipamentos das mesmas, e principalmente a segurança de comunidades próximas. E ainda informaram que essas usinas estão passando por um processo de modernização, que poderá levar até anos, mas isso, para melhorar o trabalho já existente.

Sobre a CTG Brasil

Criada em 2013, a CTG Brasil é uma subsidiária 100% controlada pela China Three Gorges Corporation. Com investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, o portfólio da CTG Brasil hoje tem uma capacidade total instalada de 8,27 GW.  Segunda maior geradora privada de energia do país, a CTG Brasil conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Por: Assessoria de Comunicação / CTG Brasil

Edson Ramalho, engenheiro de Operação da CTG Brasil.



Natália Caldeira Flor, analista de comunicação, CTG Brasil.




UHE Ilha Solteira 1  - Henrique Manreza(crédito)

UHE Ilha Solteira 2  - Henrique Manreza(crédito)

Matéria não encontrada!