Prefeito José Fernando, participa da 1ª Feira de Profissões de Escola Estadual em Selvíria

29 de Novembro de 2017

Na última segunda-feira (27), começou em Selvíria, a 1ª Feira de Profissões, que acontece até a próxima sexta-feira, na Escola Estadual Ana Maria de Souza, das 19h às 22h30. A Feira, conta com diversos palestrantes, de áreas pré-selecionadas por alunos da escola. Dentre os palestrantes, o evento contou na terça-feira (28), com a participação do prefeito municipal, José Fernando Barbosa, que na ocasião, falou sobre sua profissão de formação: odontologia.

Segundo o coordenador geral da Feira de Profissões, professor, Elias Pereira Lima, o intuito de desenvolver este evento na escola, foi para auxiliar os alunos à terem uma melhor noção para a escolha de suas futuras profissões, e explicou: “Para a Feira, foram escolhidas por alunos de todo o ensino médio da escola, 10 profissões, sendo as áreas de maior interesse por parte dos mesmos. Por noite, acontecem duas palestras, e momentos culturais, com apresentações musicais feitas por alunos do projeto de Música e Artes, Construindo Identidade, desenvolvido na própria escola”.

Elias também ressaltou que: “Nosso principal objetivo é contribuir para escolhas mais certeiras, e objetivas, pois sabemos os percalços que podem passar nesse momento de confusão, e dúvidas, sobre “O que ser quando crescer”, é esse o principal tema, que trabalhamos na Feira. E que precisamos acreditar em nossos sonhos, apesar dos obstáculos que podemos encontrar em nossos caminhos. Gostaríamos de agradecer à todas as parcerias, e palestrantes, que tanto contribuíram para o acontecimento desta primeira edição da Feira de Profissões”.

O prefeito municipal, José Fernando, em sua palestra, com o tema: O universo da Odontologia, falou sobre o seu histórico para se formar em cirurgião dentista, com especialidade em radiologia facial, sobre as principais dificuldades encontradas, bem como sobre o lado bom, e do orgulho que tem de sua profissão. O prefeito esclareceu várias dúvidas, e também passou várias dicas aos alunos presentes.

“Sigo essa profissão, com muito orgulho, que é algo que vem de família, pois tenho familiares que são odontólogos, e até antes de me formar eu já tinha contato com esta área. Porém como eu disse a vocês, eu ainda sim, tive muitas dúvidas antes de decidir seguir carreira, mas fui por eliminatórias quando acabei tendo contato com outras áreas, em alguns testes pré-vestibulares que pude fazer. Por isso aconselho a vocês, Analisem, façam aulas - testes, pesquisem o máximo que puderem sobre as profissões que pretendem seguir; mas a cima de tudo, estudem, tenham uma profissão, pois o conhecimento é algo que ninguém nunca vai poder tirar de vocês” disse o prefeito, em sua palestra.

Estiveram presentes na noite da ultima terça-feira, no evento, os vereadores: José Antonio de Souza Júnior (presidente da Câmara); Alexandre Cagliari e Eronilson da Costa Parreira.

Cronograma do evento:

27/11 - Segunda-feira

Abertura - Autoridades

19h30 - Banda Municipal Marcial Santa Maria, Selvíria

20h - Palestra 1: Mesa Redonda: “Direito: Suas diferentes áreas de atuação”, advogado Cícero Rufino de Sena - Selvíria; delegada de polícia, Carolina Tucunduva da Silva - Ilha Solteira (SP) / Sud Mennucci (SP); juiz de Direito André Luiz Tomasi de Queiróz - Ilha Solteira (sp); promotor de justiça Moisés Casarotto; Três Lagoas (MS); tabelião, Mauricio Vieira Góis Junior

21h15 - Momento Cultural

21h30 - Palestra 2: “Psicologia e suas áreas de atuação”, Ana Carolina Vieira do Carmo, psicóloga (AEMS), Andradina (SP)

28/11 - Terça-feira

19h - Momento Cultural

19h30 - Palestra: “O universo da Odontologia”, odontólogo e prefeito municipal, José Fernando Barbosa dos Santos, Selvíria

20h30 - Momento Cultural

21h - Palestra 4: “Desafios do Engenheiro Mecânico”, engenheiro mecânico (UNESP), Bruno Crepaldi Alves, Ilha Solteira (SP)

29/11 - Quarta-feira

19h - Momento Cultural

19h30 - Palestra 5: Mesa Redonda: “A Arte de cuidar”, médico Adalberto Kauás; médica Iris Gabriela Brunetto, Selvíria;

20h45 - Momento Cultural

21h - Palestra 6 : “Profissional de Administração”, administradora de empresas (ETEC) Monique Dias Pinto, Ilha Solteira (SP)

30/11 - Quinta-feira

19h - Momento Cultural