Atendimento das 08h às 12h e das 14h às 17h (Brasília)

Presidente do Conselho Municipal de Saúde realiza reunião para definir ações e estratégias

31 de Janeiro de 2017

Estiveram reunidos na manhã de ontem, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Aristides Guimarães, e equipe de conselheiros, para tratarem de assuntos referentes a atuação e atribuições do conselho para o município de Selvíria.

Na reunião foram abordados e discutidos temas como: regulamentação de consultas, ouvidoria, plenária para 2017, o cumprimento do regimento do conselho de saúde, participação mais ativa dos membros (com propostas/reclamações), recolocações de funções, divulgação nas mídias locais e publicação de atos oficiais do conselho no Diário Oficial do município, balanço bimestral de gastos referentes ao conselho (deverá ser requerida a Secretaria de Saúde), entre outros.

O presidente do conselho, Jorge, informou que mensalmente estarão sendo feitas reuniões com os demais membros, onde estarão trocando informações e trabalhando na formulação de estratégias, e controle da execução da política de saúde no município, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Atribuições do Conselho Municipal de Saúde, segundo o site do governo federal “portaldatransparencia. gov.br”:

• Controla o dinheiro da saúde.
• Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais.
• Participa da elaboração das metas para a saúde.
• Controla a execução das ações na saúde.
• Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.