Workshop reúne 150 músicos de cinco cidades em Selvíria

20 de Março de 2023

O Workshop ministrado por integrantes da banda FACMOL, de Pereira Barreto, reuniu cerca de 150 músicos, de cinco cidades. A ação aconteceu na tarde do último sábado (18) e a realização foi da Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Além dos integrantes da banda Santa Maria, de Selvíria, o Wokshop contou com a participação de músicos de bandas das cidades de Paraíso das Águas, Camapuã, Aparecida do Taboado e Aporé.

No workshop, os músicos tiveram formação e capacitação em flautas transversais, flauta píccolo, clarinetes, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, trompa frontal em fa, trompetes, trompete píccolo, flughel horn, trombone tenor, euphonium, tuba e percussão, ministrados por professores e monitores da FACMOL.

Nele, também foram abordados temas como iniciação, manuseio, manutenção e metodologia de estudo, emissão de som, respiração, aquecimento, postura e técnica.

Para o maestro da banda Santa Maria, Athaílson Brits, o resultado do workshop foi positivo, pois aprofundou o conhecimento técnico dos músicos. “Além disso, tivemos integração com as outras bandas. Foi um dia de conhecimento, aprendizado e interação entre todos os músicos. Absorvemos muito conhecimento com essa grande corporação, que é a FACMOL”, disse o maestro.

O evento também contou com a participação do maestro Fabio Costa, presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Mato Grosso do Sul, do maestro Domicio Ramos (diretor executivo) e do maestro Edson Barbosa (conselheiro).

Por: ASSECOM