assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579-1242

Saúde realiza Audiência Pública do 2º Quadrimestre de 2017, e gestor aponta melhorias e alta no número de atendimentos

05 de Outubro de 2017
09:15

Na manhã desta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde, realizou no plenário da Câmara de vereadores, a Audiência Pública do Fundo Municipal de Saúde de Selvíria, referente ao 2º quadrimestre do exercício de 2017.

A apresentação de prestação de contas deve acontecer a cada quatro meses, de acordo com a Lei Complementar de número 141 de 13 de janeiro de 2012. E de acordo com o artigo de número 36 da mesma Lei, o relatório apresentado deve conter principalmente, informações sobre recursos aplicados, auditoria e produção de serviços.

O gestor municipal de Saúde, José Brito da Silva, deu início a Audiência, onde fez uma explanação sobre os principais serviços já realizados, e também sobre as dificuldades encontradas até o momento. “(...) É notável que neste último quadrimestre, os atendimentos através do setor da Saúde, tiveram uma considerável alta, e estamos trabalhando para melhorara-los cada vez mais, acredito que a população já tenha notado melhorias significantes. E na medida do possível, temos conseguindo atender esta demanda, graças ao empenho de toda a equipe, e apoio do gestor municipal, José Fernando Barbosa,  que tem nos dado todo apoio e respaldo. Estamos todos nos empenhando e buscando bem atender a população de Selvíria, da melhor maneira possível; não temos medido esforços pra isso. Muitas novidades ainda estão por vir, para complementar ainda mais a Saúde de nosso município", informou o secretário, José Brito.

Número de atendimentos e dados referentes à Saúde Básica da Família, ESFs (Estratégia da Família), e CEM (Centro de Especialidades Médicas), foram apresentados durante a explanação da fiscal de Vigilância Sanitária, Jeane Alves de Jesus, convidada pelo setor da Saúde para tal. Na explanação de Jeane, foram apresentados – entre outros – os seguintes dados referentes ao último quadrimestre (maio à agosto): 3.636 consultas médicas, nas três unidades de Estratégia da Saúde de Selvíria (ESF I, ESF II e ESF III ), incluindo atendimentos semanais na área rural; 3.835 consultas médicas no CEM (incluindo plantões noturnos); 142 exames de preventivo; 2.594 administrações de medicamentos (incluindo os 3 ESFs e CEM); 9.899 visitas domiciliares (através dos 3 ESFs); 78 testes rápidos (gravidez, hepatite, sífilis e HIV); 100 exames de ultrassonografia; 1.891 serviços odontológicos (através dos 3 ESFs); 23 consultas de pré-natal; 97 exames de mamografia; 400 recolhimentos de pneus (setor de Controle de Vetores); e 1.743 atendimentos de fisioterapia.

O contador Dimas da Silva Dias, da empresa, DDS Consultoria e Assessoria, fez um demonstrativo do montante e fonte dos recursos aplicados na Saúde, referente ao período de janeiro à agosto deste ano. Entre outros dados, foram apontados o total de despesas gerais do setor (incluindo despesas de exercícios anteriores) no valor de R$ 2.976.222,47; e o saldo atual, na quantia de: R$ 1.261.225,75.

Jose Brito, também finalizou a audiência, respondendo, e ouvindo algumas questões e sugestões do público presente. Também esteve presente, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Guimarães, que na ocasião falou sobre as atribuições, e importância do Conselho para a comunidade.

Por: Assessoria de Comunicação





Matéria não encontrada!