Atendimento das 08h às 12h e das 14h às 17h (Brasília)

É realizado em Selvíria o 1º Fórum Temático de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

20 de Setembro de 2017

Na última quinta-feira (14), foi realizado em Selvíria, o 1º Fórum Temático de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que consiste na 3ª etapa deste ano, do programa “Parceria Votorantim pela Educação” (PVE), feito pela empresa Fibria e Instituto Votorantim.

O Intuito do PVE – que contempla o município desde 2013 – é contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Fibria atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional.

O evento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com início às 17h30min, e teve como principal palestrante, o professor da UFMS de Três Lagoas, doutorando em Educação, Tarcísio Luiz Pereira, que falou sobre “A constituição de Conselhos e sua aplicabilidade”.

Também explanou no evento, a professora de Geografia, Silvana Crispin, representando na ocasião a presidente do Colegiado, Valdemira Trindade, sobre “A Experiência do Conselho na Escola Estadual”, e ainda houve um depoimento do aluno Leonardo Torres, da escola Estadual Ana Maria de Souza, sobre o tema: “A Importância do Gremio para a Democratização do Ensino e a Participação dos Estudantes nas Decisões da Escola”.

A diretora na Escola Rural São Joaquim - Pólo e Extensões, Eliane Marques, falou no Fórum sobre: "A Experiência da Participação Social e o Envolvimento da comunidade nas decisões e na qualidade da Escola".

Segundo a equipe do PVE - Selvíria, Margeri Azambuja, José Meira (técnicos formadores de diretores), e Valmiro Fermino (técnico mobilizador), um dos principais intuitos do Fórum, foi promover uma discussão no âmbito da possibilidade de implantação no município de um Conselho Escolar, e a importância da participação da comunidade em questões da Educação municipal.

"Só temos a agradecer ao PVE,  e envolvidos pela realização de mais esta etapa do programa em Selvíria,  onde toda a população pode sempre estar participando para contribuir e somar com decisões inerentes à Educação", destacou, Margeri Azambuja.

A secretária municipal de Educação, Jurací Barcelos, também esteve presente no evento, bem como o presidente da Câmara de vereadores, José Antônio de Souza Junior, e outras autoridades do município. Jurací, no uso da palavra, ressaltou a importância das ações do Fórum Temático de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em Selvíria, e agradeceu a participação de todos os presentes.

Por: Assessoria de Comunicação