Acontece em Selvíria o arrastão: Cidade Limpa, Dengue Zero

13 de Setembro de 2017

Nesta semana teve inicio em Selvíria, o arrastão contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya. Tendo com tema: “Cidade Limpa, Dengue Zero”, as ações visam contemplar todo o município, onde todos os setores da prefeitura foram envolvidos na causa para o combate do vetor. O arrastão começou na segunda-feira (11), e terminará da sexta-feira (15), sendo este ultimo dia dedicado ao bairro Guadalupe do Alto Paraná (Véstia).

As ações são fundamentais e preventivas, segundo o secretário municipal de Saúde, José Brito da Silva: “Embora já haja um trabalho para o controle de vetores no município, tivemos a ideia de realizar mais este arrastão neste período, pois está próximo de chegar a época das chuvas; e notamos que providencias precisariam ser tomadas para tirar os focos das residências, ruas e terrenos baldios. Entretanto, ressaltamos que muitos foram, de fato, os focos encontrados, e até com larvas do mosquito. É preciso que a população colabore, e ajude também o poder público, nesta luta, será um beneficio em prol à Saúde da Comunidade para todos.”

Na segunda-feira, as equipes foram subdividas em 11 (onze), de acordo com os também 11  (onze) pontos que o município foi mapeado, para serem realizadas as limpezas e demais ações de combate a proliferação do vetor, que incluí sacos plásticos, produtos químicos (próprios para o objetivo), caminhões para a recolha dos materiais, entre outros equipamentos.

Sobre o arrastão o prefeito, José Fernando Barbosa, classificou como de “suma importância” para o município, destacou ainda o seu total apoio as atividades preventivas. A fiscal de vigilância sanitária, Jeane Alves de Jesus, também ressaltou que: “Embora em Selvíria neste ano ainda não tenha sido registrado nenhuma caso de doenças transmitidas pelo mosquito, é preciso trabalhar em ações intensivas como estas para a disseminação das mesmas e exemplos à comunidade, porém que a causa é de todos”.

O secretário de Saúde, José Brito, ainda ressaltou que, através de sua pasta, planeja realizar atividades para trabalhar a conscientização da comunidade em relação ao tema, com o intuito de contribuir para manter o índice atual.

Por: Assessoria de Comunicação

.

Secretário de Saúde , José Brito da Silva e prefeito, José Fernando Barbosa dos Santos