...
assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 12h e das 14h às 17h (Brasília)

Alunos de Escolas Municipais de Selvíria expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

23 de Novembro de 2022
09:45

Alunos do 1º ao 9º ano das escolas da rede municipal de Selvíria, Prof. Nelson Duarte Rocha, e São Joaquim e Joaquim Camargo, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no Município, por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre a Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, e o Sebrae/MS.

A Feirinha do JEPP, como foi chamada a ação, foi o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação de 48 professores e, a partir disso, 869 alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo foi apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para a aluna Luana Gabriela da Silva Salles, que estuda na escola Joaquim Camargo, o JEPP foi uma iniciativa que uniu os estudantes e trouxe oportunidades e novos conhecimentos. “Eu aprendi com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos que o empreendedorismo é uma das chaves para que possamos realizar os nossos sonhos e isso é essencial. Eu e a minha turma, junto com os nossos professores, desenvolvemos um bazar de roupas e vendemos polpas de suco natural”, comentou a aluna.

Para Gisele Pereira Dias Costa, professora da escola Nelson Duarte Rocha, a iniciativa foi uma maneira de incentivar os alunos a descobrirem novas habilidades. “A metodologia é bastante dinâmica, além da parte teórica os alunos puderam ver na prática como é que funciona o empreendedorismo e como ele pode trazer retorno financeiro. A adesão da iniciativa pelos alunos foi a parte essencial para que esse conhecimento e a feira chegassem até aqui. Além disso, eu percebi uma transformação nesses alunos, eles imergiram na ideia do empreendedorismo, o JEPP foi muito válido e trouxe ideias inovadoras”, revelou a professora.

Por: ASN Sebrae 

Matéria não encontrada!