Selvíria tem blitz e panfletagem para evitar avanço da dengue e outras doenças

18 de Novembro de 2022

A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de Controle de Vetores, realizou nesta sexta-feira (18), em Selvíria e no bairro Véstia, blitz e panfletagens para conscientizar a população e evitar o avanço da dengue e de outras doenças, como a Febre Chikungunya, ambas provocadas pelo mosquito aedes aegypti. É nessa época do ano, mais chuvosa, que o perigo aumenta.

Nas blitz, os agentes entregaram panfletos, com orientações de como eliminar os criadouros do mosquito, já que é importante que todos adotem cuidados básicos, erradicando locais de acúmulo de água parada.

A melhor maneira de evitar essas doenças é eliminando os criadouros do aedes aegypti, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, garrafas PET e de vidro vazias, que acumulam água parada, o que é ideal para a procriação do mosquito transmissor da dengue. Se precisar guardar alguns desses materiais, coloque-os em locais cobertos e secos. Garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo.

Também não deixe a água se acumular em vasinhos de plantas e jarros de flores. A dica é colocar areia no prato do vaso.

Caixas d’água, tambores, latões e cisternas devem ficar bem fechados, sem nenhuma fresta, para impedir a entrada do mosquito.

Feche bem os sacos plásticos e mantenha a lixeira bem tampada e seca.