Com apoio do Sebrae/MS, pequenos produtores de Selvíria aprendem sobre uso e aplicação de bioinsumos

Oficina promovida por meio do programa Cidade Empreendedora busca contribuir para melhoria da qualidade e crescimento da produção local

31 de Agosto de 2022

Para otimizar a produção, fazer planejamento e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, o Sebrae/MS oferece consultoria aos pequenos produtores presentes nos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com as Prefeituras Municipais. Em Selvíria, cerca de dez produtores recebem esse acompanhamento e, nessa terça-feira (30), em complemento a esse trabalho, foi realizada uma oficina sobre bioinsumos no Assentamento São Joaquim.

O consultor do Sebrae/MS, Élio Sussumo, explica que a oficina capacitou os agricultores para melhoria da área de cultivo e diminuição de custos de produção, além de promover a sustentabilidade nos espaços de plantio. “Para controle de pragas foi preparada a calda de óleo e vinagre. Já para combater a colonização de microrganismo no solo, ensinamos como fazer a calda biológica, ela pode ser utilizada em áreas de horta e também em pastagens e campineira para melhoria do ambiente de desenvolvimento das plantas”, detalhou.

Para a presidente da Associação de produtores do Assentamento São Joaquim, Durvalina Pereira, a assistência do Sebrae com cursos e consultorias tem contribuído para melhoria da qualidade e crescimento da produção da agricultura familiar. “As novas práticas ensinadas pelo consultor foram muito importantes para o assentamento, porque é eficiente e agrega valor já que possibilita a produção orgânica”, afirmou.

Com o apoio do Sebrae/MS, Maria Helena Soares Pereira viu uma grande melhoria no trabalho realizado quando aprendeu novas formas de trabalhar a terra. “Depois dos cursos do Sebrae com o Élio, melhorou muito porque agora temos planejamento, aprendemos a receita de uma calda para aplicar nas plantas para combater as pragas e doenças, melhora a terra e a qualidade do alimento que vamos oferecer e até mesmo nas vendas”, comemorou a produtora.

Essa ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em conjunto com a Prefeitura de Selvíria, que traz iniciativas voltadas para promover o desenvolvimento local. Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: ASN Sebrae.