...

assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 14h (Brasília)

Alunos de escola rural de Selvíria tem disciplina que incentiva a permanência do jovem no campo

15 de Agosto de 2022
13:09

Alunos da Escola Municipal Rural São Joaquim-Polo e Extensões, que fica na zona rural de Selvíria, tem disciplina que incentiva a permanência dos alunos no campo.

A disciplina Terra Vida e Trabalho, chamada de "TVT", trabalha conteúdos ligados ao solo, e tem como objetivo trabalhar a cultura do homem do campo e é ministrada para os alunos da educação Infantil ao nono ano do ensino Fundamental.

Tendo como alvo os alunos que são oriundos de assentamentos existentes no Município, sítios e fazendas da região, a disciplina utiliza metodologia e conteúdos que são pertinentes ao campo, fortalecendo a relação sujeito/campo, como instrumento de construção e valorização do campesinato. “Por ser uma escola rural, a disciplina visa a permanência do sujeito (o aluno) na terra”, explicou Lucas Cabeçoni dos Santos, que ministra a disciplina para os alunos da referida Escola.

Durante as aulas, os alunos literalmente colocam a mão na terra. Eles participam de todo o processo de produção de hortaliças, participando desde o preparo da terra para o plantio, produção de mudas, acompanhamento do crescimento e a colheita. “Toda a produção é orgânica e voltada para a alimentação escolar, e parte da produção é destinada em doações para as crianças carentes da escola e entidades do Município”, disse Santos.

A disciplina vem sendo ministrada desde 2016 e, embora apresente resultados positivos, Lucas acredita que é preciso avançar. “Precisamos pensar na contribuição da disciplina na percepção da questão agrária no Brasil, no Mato Grosso do Sul e no Município de Selvíria. Não podemos nos limitar ao plantio da horta, mas valorizar o trabalho do homem e da mulher do campo, seus valores e seus saberes”, afirmou Santos.

Por: Assessoria de Comunicação.

Matéria não encontrada!