assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579-1242

Secretaria de Saúde de Selvíria regulariza instalação de equipamento de esterilização de instrumentos médicos doado em 2015

12 de Agosto de 2017
13:02

A Secretaria Municipal de Saúde de Selvíria tem regularizado muitas questões importantes no setor, dentre elas, a mais recente foi a instalação de um importante equipamento de esterilização de instrumentos e produtos médicos, chamado autoclave. O equipamento, de grande porte, nunca havia sido usado, desde sua doação feita em 2015, em gestão anterior, pela empresa Eldorado Brasil Celulose, o motivo, segundo o secretário da pasta, José Brito da Silva, seria apenas falta de instalação. 
“Uma autoclave é considerada um dos dispositivos mais importantes no campo da medicina. No seu interior, ele aquece soluções acima do seu ponto de ebulição para esterilizar instrumentos médicos ou laboratoriais, procedimento essencial na área. Com sua instalação aqui no CEM (Centro de Especialidades médicas), será possível atender em um único equipamento a demanda de instrumentos dos ESFs (Estratégia Saúde da Família) do município e do próprio CEM, de maneira mais eficaz e com alto rendimento; o que antes estava sendo feito com equipamentos muito antigos e danificados, que, aliás, atualmente já nem funcionam mais”, informou o secretário, José Brito.
Desde o início dessa gestão, o secretário ainda ressaltou que estavam sendo vistas maneiras para a instalação do equipamento, que demandou de um técnico especializado para o tipo de serviço, e eletricista.

Laboratório Municipal e exames

Sobre o laboratório do CEM (Centro de Especialidades Médicas), o secretário ressaltou que uma vasta gama de exames, está sendo realizada na unidade, desde o mais básicos como, hemograma completo; urina; colesterol; triglicérides; ácido úrico; proteínas totais; entre outros; à uma extensa lista de exames mais complexos; que são encaminhados ao IPED/APAE (Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), em Campo Grande. Segundo Brito, os resultados dos exames ficam prontos em questão de poucos dias.
Exames preventivos direcionados à saúde da mulher, a enfermeira Erika Gonzales, do ESF I (Estratégia Saúde da Família), informou que estão sendo feitos no ESF I e no ESF II (no bairro Véstia), das 07hrs às 12hrs, e das 14hrs às 17hrs, coletados pelas enfermeiras das referidas unidades, e os laudos ficam prontos em até 30 dias. 
Outra novidade do CEM, segundo o gestor da pasta de Saúde, são os exames de Ultrassonografias, que já estão sendo realizados por meio Dr. Leandro Silva Araújo, da empresa Ativo Med – Serviços Médicos Ltda. Exames de raixo-x, também são realizados normalmente na unidade, por meio do operador, José Wilson da Silva.
Para a saúde do homem e do trabalhador, a Secretaria Municipal de Saúde, reservou um dia especial de todo mês, para fazer os atendimentos. Os ESF I, e o ESF II trabalham em horário estendido, das 07hrs às 21hrs, para atender a demanda, e realizar as consultas médicas. No ESF I, o atendimento é feito em todas as primeiras quartas-feiras do mês, e no ESF II, em todas as terceiras quartas-feiras do mês.

Corpo médico municipal

O município atualmente possui quatro (4) médicos residentes, todos, clínicos gerais, sendo eles, os Doutores (as): Rodolfo Blini; Adalberto Kauás; Iris Gabriela Brunetto e Idania Madalin Perez. O corpo médico de Selvíria, também conta com 2 (dois) médicos concursados, sendo eles, Dr. Herbert Luis Garcia Dias (clínico geral), e Dr. Geovane Marques de Oliveira (pediatra). Os mesmos atendem nas unidades de Saúde do Município (ESFs), abrangendo área rural, e CEM.
“Estamos lutando incansavelmente, junto à gestão do prefeito, José Fernando Barbosa, para melhorar cada vez a estrutura da Saúde de Selvíria, e está sendo um desafio e tanto, em meio a alguns obstáculos, mas em pouco tempo já estamos tendo, ótimos resultados; e queremos em breve trazer mais novidades à população. Um trabalho feito em união é fundamental, nossa intenção é buscar os melhores resultados para a população, e não medir esforços para isso”, destacou o secretário, José Brito. 
O Secretário ainda reforçou que o atendimento médico de emergências 24 horas no Hospital Regional de Ilha Solteira, para munícipes de Selvíria, está normalizado, desde o início da gestão, onde o convênio foi renovado. Sobre o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, José Brito, disse que atendimentos médicos, e exames também estão podendo ser realizados na referida unidade, com encaminhamentos à partir das unidades de Saúde de Selvíria. 
Telefones de contatos dos setores ligados à Saúde Municipal de Selvíria: Secretaria de Saúde: 067 3579 1235; ESF I: 3579 1172; ESF II: 3579 1547; ESF Rural/CEM/Farmácia Municipal: 3579 2208; Vetores/Vigilância Sanitária/Fisioterapia: 3579 1650; e CEM/Emergências: 3759 1340.

Por: Assessoria de Comunicação.





Matéria não encontrada!