IX CONFEMAS é realizado em Selvíria com presença de grande público

26 de Julho de 2017

A Prefeitura de Selvíria, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, realizou a 9ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social - CONFEMAS, que teve início na noite da última quinta-feira (20), às 19h30min, e na sexta-feira, por volta as 08hrs, no auditório da Secretaria de Assistência Social. A Conferência teve como tema principal: Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social.
A IX Conferência Municipal constitui-se em instância que tem por objetivo a avaliação da Política da Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, bem como eleger dois (2) delegados(as) para a 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá em outubro deste ano.
De modo a favorecer os debates no processo conferencial foram organizados quatro eixos temáticos. Eixo 1: A proteção social não contributiva e o princípio de equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócioassistenciais; Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3: Acesso às seguranças sócioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos assistenciais; Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócioassistenciais.
Grande público marcou presença no evento, bem como autoridades do município: o prefeito, José Fernando Barbosa; os secretários, Fabio José Pereira (Administração); Marcia Bento (Cultura), Tatiane Araújo da Paz (Assistência Social); Francisca Justino Sales (presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), vereadores, Jose Antônio de Souza Junior (presidente da Câmara), e Alessandro Batista Leite, e representantes de projetos, instituições e entidades também do município.
O evento também contou com as ilustres presenças de Iracema de Fátima Nais Inoue (assistente social-técnica da Coordenadoria de Proteção Social Especial, na SUPAS - Superintendência da Política de Assistência Social e SEDHAST - Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, em Campo Grande), convidada como palestrante, e Silvana Barbosa dos Santos (assistente social no fórum de Aparecida do Taboado), convidada como debatedora. “Ambas contribuíram muito para a conferência com o rico conhecimento que possuem, foi uma honra recebe-las, e saber que podemos contar com pessoas tão batalhadoras e esclarecidas em causas sociais”, comentou com satisfação, a secretária de Assistência Social, Tatiane.
Vídeos, palestras e debates abordando o tema central e assuntos relacionados foram constantes no evento. Também houve apresentações artísticas por membros do projeto Ser Mais I (dança), e também da Igreja Batista de Selvíria (peça teatral).
Já próximo ao encerramento do evento e após as aprovações das propostas de cada grupo organizado pelos quatro eixos, foi o momento de eleger os(as) delegados(as) e suplentes, que levarão tais propostas à Conferência Estadual de Assistência Social. Foram eleitas delegadas na Conferência: a diretora na pasta de Assistência Social, Elizabete Teixeira (representando governo local), tendo como suplente, Eranide Sokolowski, e também a assistente social, Elizabeth Vagaes (representando entidades e Organizações de Assistência Social do município), tendo como suplente Francisca Justino Sales.
Em sua participação no evento, o prefeito José Fernando, comentou com entusiasmo: “Aproveitem essa ótima oportunidade para que possam absorver o máximo de conhecimento sobre os temas aqui abordados. A Assistência Social é uma peça fundamental para os municípios, e estaremos sempre realizando trabalhos em parceria visando o desenvolvimento e o bem-estar do cidadão selvirense”.
Para a palestrante Iracema Inoue: “A realização das Conferências Municipais de Assistência Social, têm grande importância, pois através das mesmas é possível se fazer a mobilização da comunidade, principalmente para que os beneficiários dos programas sociais possam passar as demandas do dia-a-dia, bem como as equipes da Assistência Social; para que sejam feitas trocas de informações, e visto o que precisa ser pleiteado em quanto legislação e levado às esferas estadual e federal”.
“As Conferências Municipais de Assistência Social são oportunidades de grande relevância, onde participam todos os segmentos da sociedade civil, um espaço de debate democrático onde os principais objetivos são discutir questões e possibilidades de avançar e legitimar as politicas da Assistencia Social”, destacou Silvana Barbosa.
Tanto Silvana, quanto Iracema ao se despedirem no encerramento da Conferência demonstraram emoção ao agradecerem por suas participações, e disseram terem ficado honradas pelo convite, bem como terem contribuído com carinho para o evento.

Fonte : Assessoria de Comunicação

Veja as fotos