...
assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 14h (Brasília)

Empreendedor de Selvíria expande negócio após fazer cursos oferecidos pelo Sebrae

As capacitações foram realizadas por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal

10 de Janeiro de 2022
15:20

Ilson da Silva Barreti, 57 anos, é assessor do meio ambiente no município de Selvíria e possui uma empresa no ramo de dedetização, controle de pragas e vetores em regiões urbanas e rurais. Desde julho de 2010, ele em enxergou no empreendedorismo uma alternativa para a geração de renda e realização pessoal.

O gatilho para alavancar os atendimentos e ampliar a clientela surgiu em 2021, quando Ilson participou de uma série de cursos oferecidos pelo Sebrae/MS em Selvíria, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal. Com as capacitações, o empreendedor aprendeu mais sobre gestão financeira e geração de lucro, além de entender melhor a respeito das medidas de biossegurança necessárias para permanecer de portas abertas. O conhecimento adquirido fez a diferença para o negócio.

 

“As capacitações me ajudaram a entender o que é o verdadeiro empreendedorismo e qual a melhor forma de separar a vida financeira pessoal da vida financeira da empresa. A partir disso, apliquei as dicas do Sebrae e comecei a organizar as minhas despesas fixas e as despesas variáveis. Hoje, uso planilhas onde consigo ver os meus ativos e passivos e não misturo as contas da empresa com contas particulares. Além disso, melhorei as minhas divulgações digitais e financeiras em 70%, aplicando o que aprendi”, destacou o empresário.

Junto com os cursos, o Cidade Empreendedora também possibilitou que Ilson tivesse contato com outros empresários através de rodadas e sessões de negócios. Agora, além de gerir melhor a empresa, Ilson estabeleceu metas, expandiu o relacionamento com os clientes, conquistou novos públicos e se prepara para ampliar os serviços que oferece.

“Sempre me preocupo em atender às necessidades dos meus clientes e, por isso, agora em janeiro, estou me preparando para oferecer também o serviço de desentupidora de pias, ralos de cozinha, banheiro e esgoto. Além disso, pretendo realizar consultorias em jardinagem e pomares. O conhecimento que eu adquiri me auxiliou nesse processo”. Atualmente, a empresa de Ilson atende também outros municípios da Costa Leste de Mato Grosso do Sul, como Três Lagoas, e cidades do estado de São Paulo, como Ilha Solteira, Barreto, Castilho, Itapura e Andradina.

Sobre o Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Executado em parceria com as prefeituras dos municípios que aderem ao programa, o Cidade Empreendedora envolve uma série de ações que, no caso de Selvíria, são executadas desde junho de 2021 e seguem até agosto deste ano.

Dentre as iniciativas, foi elaborado um Plano de Desenvolvimento Econômico voltado para o eixo “Cidade Agro” – estratégia focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Além dos agricultores, os pequenos negócios urbanos também são atendidos por meio do programa, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora, é direcionada para auxiliar e propor soluções ao empresário, com a proposta de fomentar a geração de emprego e renda. 

Além disso, há outras ações previstas pelo programa como a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site.

Fonte: ASN - Sebrae/MS

Matéria não encontrada!