Primeira carreta equipada de capacitações gratuitas do programa Cidade Empreendedora chega em Selvíria

27 de Setembro de 2021

Nesta segunda-feira (27), teve início em Selvíria mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Informática, Costura e Construção Civil. Cada unidade móvel ficará na cidade por tempo determinado e seguirá uma programação diferente (veja abaixo).

O prefeito José Fernando Barbosa dos Santos esteve presente na aula inaugural desta manhã, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Lima (agente de Desenvolvimento no programa), também outros secretários municipais, vereadores e com a gerente do Sebrae/MS Regional Costa Leste, Josi Signori.

Sobre as capacitações que são gratuitas e com certificação, o prefeito destacou: “Parcerias como esta são de grande relevância para o município, pois incentivam o empreendedorismo e desenvolvimento local. Agradecemos pela parceria, que acontece por meio do programa Cidade Empreendedora”, destacou o prefeito.

Cronograma em Selvíria

Com capacitações de 8 horas/aula voltadas para área de Costura, a primeira carreta permanece na cidade a partir desta segunda-feira (27/09), até o dia 02 de outubro e oferece os seguintes cursos: Introdução a Modelagem de Lingerie; Técnicas de Criação de Coleção; Fundamentos de Precificação de Produtos Têxteis; Conserto e Customização de Roupas; Noções de Confecção de Enxoval Para Bebês; e Fundamentos de Modelagem Básica.

A carreta da Transformação Digital permanece no município, entre os dias 13 e 15 de outubro, com os cursos de Introdução ao marketing digital para o empreendedor; Introdução aos fundamentos de gestão de mídias; Uso da Internet para alavancar seu negócio; Gestão de atendimento para Whatsapp; e Novas tecnologias – realidade aumentada. A duração da capacitação é de 4 horas/aula.

De 15 a 18 de outubro estará no município a carreta de Informática, que oferece cursos de Word, Excel e Power Point, nas modalidades básico e intermediário. Cada capacitação tem a duração de 4 horas/aula.

Já a carreta de Construção Civil estará na cidade entre os dias 8 e 14 de dezembro, com as seguintes capacitações: Noções de Instalações de Segurança – Cercas Elétricas; Noções de Instalações de Segurança – Vídeo Monitoramento; Noções Básicas de “Marido de Aluguel”; Noções de Revestimento Pintura Convencional; Noções de Aplicação de Pisos e Revestimentos; e Noções de Reparos Hidráulicos. Cada curso terá duração de 08 horas/aula.

As carretas ficarão localizadas ao do ginásio de esportes ‘Olegário Rodrigues de Freitas’, na Av. Jamil Kauás. Os cursos serão oferecidos de segunda-feira a sábado, no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30 (MS), de acordo com carga horária de cada capacitação.

Inscrições

Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia na Secretaria de Assistência Social, localizada na Av. João Selvírio de Souza, nº 512. O horário de atendimento é das 07h às 16h (MS). Para maiores informações ligar (67) 3579-1330 (Secretaria de Assistência Social).

Por: Assecom/PMSel.