2013 2014 2015

9 de janeiro de 2014

foto:Chico Ribeiro

Willams Araújo

Todos  os municípios de Mato Grosso do Sul assinaram o convênio com a Receita Federal do Brasil, optando pelo recebimento de 100% dos recursos da arrecadação do ITR (Imposto Territorial Rural), que antes previa transferência apenas de 50% do total.

O último município a aderir foi Fátima do Sul, que assinou o convênio no final de outubro do ano passado, conforme atesta o gestor de informação da Assomasul, Santo Rossetto.

Com isso, Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros com o maior número de municípios que aderiram ao convênio para obtenção dos recursos federais.

Pela legislação, os municípios tinham direito a 50% do ITR, cujo repasse é feito nos meses de outubro, novembro e dezembro pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional).

O presidente da entidade, Douglas Figueiredo (PSDB), considera a estatística importante, observando que o município que porventura não aderisse ao convênio ficaria restrito apenas a metade dos recursos da receita do imposto.

Douglas lembra que em 20 de setembro do ano passado, a Assomasul e a Receita Federal debateram a exaustão os procedimentos relacionados a esse tema, durante encontro no plenário da entidade.

Á época, segundo ele, o objetivo foi orientar, conscientizar os gestores públicos sobre a normatização do ITR, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Refeita Federal.

Em agosto de 2013, representantes do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), da Receita Federal e da Assomasul se reuniram na capital, para criar ações de esclarecimentos aos prefeitos sobre ITR.

COBRANÇA

Os municípios conveniados com a Receita Federal do Brasil já podem efetuar a cobrança e a fiscalização do ITR, pois o fato gerador do imposto para o exercício de 2014 ocorreu no dia 1.º deste mês, conforme artigo 1.º da Lei 9.393/1996.

O convênio assinado estabelece para efeitos de lançamento e arrecadação do ITR, a obrigatoriedade dos entes conveniados em informar à superintendência da Receita o VTN (Valor da Terra Nua) com a finalidade de atualizar o SIPT (Sistema de Preços de Terra).

Os municípios devem também efetuar o repasse desta informação a Delegacia da RFB de sua jurisdição através de oficio.

A não prestação desta informação por parte do município conveniado é fato motivador de denúncia do convênio, conforme previsto na lei. Caso ocorra a denúncia, a receita do ITR sofrerá uma redução de 50%.

O VTN é um só para cada Município, independente das peculiaridades locais que possam haver.

O Valor deverá ser sustentado por um laudo assinado por um engenheiro agrônomo ou florestal, e obedecer aos critérios estabelecidos na NBR (Norma Brasileira) 14.653, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O município deve ainda anexar ao laudo o comprovante de recolhimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional responsável pelo laudo.

Sendo que tanto o laudo quanto a ART deverão ficar arquivados no Município com a finalidade de dar sustentação legal a possíveis lançamentos de ITR referente ao exercício.

Fonte:Assomasul

Número de noticias: 209.

« anterior [1] 2  3  4  5  6  7  8  9  10  11 próximo »

28/08/2015 - Reunião do CIDECOL é realizada em Selvíria28/08/2015 - Em entrevista à Rádio Fronteira prefeito Jaime comenta leilão da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira28/08/2015 - Teatro alerta sobre às drogas28/08/2015 - Deputados estaduais Onevan de Matos e Eduardo Rocha atendem reivindicação do vice-prefeito de Selvíria28/08/2015 - Palestra educativa reforça cuidados com a higiene bucal28/08/2015 - Brasil tem mais de 204 milhões de habitantes, segundo o IBGE20/08/2015 - Secretaria municipal de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a Poliomielite20/08/2015 - Município busca parceria para implantação de Núcleo Industrial 20/08/2015 - Semed realiza capacitação para professores da rede municipal de ensino 20/08/2015 - Equipe deSelvíria busca classificação para a 3ª fase da Copa Assomassul20/08/2015 - Secretário Jayme de Brito participa de reunião com gerente da Tilabras20/08/2015 - Núcleo Industrial de Selvíria é discutido em Campo Grande20/08/2015 - Com apoio do PVE, Selvíria inicia avaliação participativa da educação municipal13/08/2015 - Divulgação do preço da Terra Nua em Selvíria para 201513/08/2015 - Prefeito Jaime e vice Gilson participam do manifesto dos prefeitos13/08/2015 - CEI recebe doação da Brink Calçados13/08/2015 - Trabalho Infantil é tema de palestra no CRAS13/08/2015 - Selvíria participa de Campeonato em Palmeira D´Oeste13/08/2015 - Selvíria busca soluções para atender a Lei Estadual de Resíduos Sólidos13/08/2015 - Pavimentação de ruas do bairro João Avelino está sendo concluída