assecom@selviria.ms.gov.br
(67) 3579 1243
Atendimento das 08h às 14h (Brasília)

Histórico


Em fins dos anos cinquenta estavam prontos os estudos para o início das obras de construção de uma grande usina hidrelétrica que receberia o nome de ‘Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira’, as margens do rio Paraná. Em 1963 as obram tem início e logo haveria grande afluxo de trabalhadores de toda a região e estados vizinhos para a cidade-dormitório que se formou no lado paulista. A CESP, construtora da usina em pouco tempo tinha 30 mil pessoas em sua vila, e estimulava o loteamento do povoado que se formava do outro lado, no então Estado de Mato Grosso.

Definido o local onde seria construída a barragem de "Ilha Solteira", João Selvírio de Souza, com a colaboração de Norival Ventura da Silva e Aldo de Queiroz, resolveram implantar uma nova cidade, as margens do rio, entretanto no lado de Mato Grosso do Sul. A locação do loteamento foi entregue a Sebastião Siqueira Júnior a qual, em dezembro de 1965 já haviam sido vendidos cerca de 600 lotes. Prova eloquente do interesse despertado pela nova cidade.

Os motivos eram óbvios: diminuir o peso de tanta gente dentro de suas instalações e minimizar problemas de habitação e segurança. E assim surgiu o loteamento de Selvíria, assim chamada em razão de estar localizado em terras do fazendeiro João Selvírio de Souza, um visionário que soube captar o momento histórico de criar uma vila e lucrar com venda das terras do cerrado.

Em 1974, com o fim das obras da usina e consequente migração da mão-de-obra dos peões para outras hidrelétricas, como Rosana, Nova Avanhandava e Água Vermelha, a vila de Selvíria começou a definhar acompanhando a fuga de recursos. Era então uma vila-dormitório e crescera à sombra da CESP, mas agora o filão escasseava. Foi elevada a Distrito de Três Lagoas pela Lei nº 3.737, de 4 de maio de 1976, e o município criado pela lei 79, de 12 de maio de 1980, sendo instalado em 16 de junho de 1981. Atualmente possui cerca de 8.000 habitantes (dados não oficiais), é bem localizada no ponto de vista logístico e estratégico, estando na região Costa-leste de Mato Grosso do Sul, fazendo divisa com o Estado de São Paulo, e proximidade com Estados de Goiás e Minas Gerais.

Selvíria é um município “beira-rio” e conta com abundante natureza e espaço geográfico (aproximadamente 3.258,653 km²). A principal fonte de renda da população é a agropecuária, porém, com a vinda de grandes indústrias nos últimos anos para a cidade e região, parte da população também passou a trabalhar nas mesmas. O município segue rumo ao desenvolvimento.

O atual prefeito do município é o empresário, José Fernando Barbosa dos Santos – PSDB, conhecido também como ‘Dr. Fernando’, por ser odontólogo de formação. José Fernando é de uma tradicional família do município, sendo seus pais um dos primeiros moradores locais.